Um dos formatos para entrega de dados na Web é o JSON, comumente implementando para entregas de APIs como uma alternativa ao XML. Além do formato, também é importante definir o HTTP status code, que segue uma convenção e tem diferentes significados.
É possível entregar o JSON apenas com o comando echo, mas isso pode não funcionar corretamente e nem é o recomendado. Devemos definir também o content-type como application/json e informar o HTTP status code como já citado acima.
Para o nosso exemplo, vamos utilizar um array contendo informações de um produto qualquer, mantendo todas as informações a serem convertidas para JSON e prontas para ser entregue.
No código abaixo você confere o trecho de código utilizado para a entrega do JSON, note que utilizamos o método response seguido do método json. No método json passamos como parâmetro o conteúdo na qual desejamos converter e entregar.
Não devemos nos esquecer de utilizar a instrução return, ela é a responsável por garantir que os métodos utilizados imprima o conteúdo na tela.
Perceba que definimos o código 200 no segundo parâmetro do método JSON, informando assim que o servidor recebeu a solicitação, processou e retornou corretamente. Existem vários HTTP status code, como o 404, que informa que o conteúdo ou página não foi encontrado.
public function index()
{
$data = [
'product_info' => [
'name' => 'Mouse Gamer',
'price' => 199.80,
'amount' => 3
],
'status_order' => 'waiting'
];
return response()->json($data, 200);
}
Uma vez que nossa aplicação esteja retornando o conteúdo em JSON, você pode abrir qualquer cliente para uso de API ou até mesmo o navegador no Modo Desenvolvedor > Network, conferindo e garantido que o content-type seja application/json.
Finalizamos mais um artigo, nos vemos no próximo.