Utilizando arquivos de tradução no Laravel

Com os arquivos de tradução é possível tanto portar uma aplicação para outros idiomas quanto centralizar todos os textos.

Publicado em

O Laravel é um framework que parece ter funcionalidades infinitas, você sempre vai ver alguém fazendo algo de diferente com ele, não é mesmo? Pois bem, hoje você vai acompanhar o passo a passo de como utilizar os arquivos de tradução do Laravel.

Os arquivos de tradução são muito úteis quando há a necessidade de portar a nossa aplicação para diferentes idiomas, como o Português e o Inglês. Também podemos centralizar todos os nossos textos da nossa aplicação nesses arquivos.

O seu funcionamento é bem simples, basta criar um arquivo dentro de uma pasta especial, criar um array associativo e chamar quando necessário esse índice através das funções fornecidas pelo Laravel.

Algumas versões mais antigas do Laravel já vem com uma pasta chamada /lang na raiz do projeto, mas se a sua versão não tem, então basta publicar ela através do comando abaixo.

php artisan lang:publish

Perfeito, agora uma pasta /lang já está disponível no seu projeto. Perceba que nela há uma pasta chamada /en, ela contém alguns arquivos de tradução no idioma Inglês. Para o nosso exemplo, vamos criar uma nova pasta chamada de pt que vai ficar dentro da pasta /lang.
- lang
--- en
--- pt

Dentro dessa nova pasta, crie um arquivo .php chamado de cliente.php, nesse arquivo insira o conteúdo conforme mostra o código abaixo.

<?php
return [
    "nome_label" => "Informe o seu nome"
];

Perceba que no código a gente tem um array com chave valor, é importante que você tenha um esquema de padronização desses nomes para não tornar o projeto confuso ou difícil de se manter.

Agora que temos nosso arquivo criado, para utilizar em qualquer parte do seu projeto, basta utilizar uma das duas funções disponíveis, conforme mostra o exemplo abaixo.

<?php

__('arquivo.indice');
trans('arquivo.indice');

Perceba que é necessário informar o nome do arquivo e o índice do array pretendido, sendo assim, vamos fazer uma chamada para o arquivo e array que criamos anteriormente.

<?php
echo __('cliente.nome_label');

Caso queira exibir em um blade, insira da seguinte forma.

<label id=”name”>{{__('cliente.nome_label')}}</label>

Só isso não é o suficiente, você ainda precisa fazer uma última configuração no seu projeto, então vá até o arquivo config\app.php e insira o nome da sua pasta, referente ao idioma pretendido. Você também pode salvar essa informação em cookies, sessões e em variáveis de ambiente, se necessário.

'locale' => 'pt',

Preparamos uma videoaula com todo o passo a passo e um exemplo mais completo, assista através do vídeo a seguir.

 

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Todos os nossos cursos em promoção
Todos os nossos cursos em promoção

Webstories

Todos os nossos cursos em promoção

Todos os nossos cursos em promoção

Deixe um comentário
Aguarde...
Todos os nossos cursos em promoção