Restrições de banco de dados - NOT NULL CONSTRAINT

Kelvin EgerKelvin Eger06/05/2021 - 466 acessos

Restrições de banco de dados - NOT NULL CONSTRAINT


Bancos de dados são na maioria dos casos a parte mais valiosa de alguma empresa. É nele que estão todos os dados dos usuários e clientes, e é dele que podem ser extraídas informações para os mais devidos fins, seja para consulta  ou mesmo traçar um perfil específico que ajude na tomada de decisão. Desta forma, os bancos de dados podem ser considerados a parte mais importante de uma empresa. É com estes dados que a grande maioria das operações são executadas dentro do sistema, e sabendo disso, é de extrema importância que a estrutura de banco de dados seja bem planejada.

Um banco de dados bem planejado, garante a integridade dos dados, permite a fácil manipulação dos registros quando necessário e além disso, torna o processo de pós-migração menos problemático. Diversas são os recursos disponíveis para criar um banco de dados coeso e com estrutura preparada para evitar futuros problemas. Um dos recursos ajudam nisso, são as constraints.

Constraints nada mais são do que restrições, ou regras, que impedem a inserção de registros que não estejam de acordo com as regras especificadas. Desta maneira garante-se que novos registros a serem inseridos contenham as informações exatamente da maneira esperada.

Existem diversas constraints, entre elas as mais comuns são NOT NULLPRIMARY KEY, FOREIGN KEY, UNIQUE. No artigo de hoje, vamos falar sobre a constraint NOT NULL.

Como o próprio nome já diz, a constraint NOT NULL define que a coluna deve conter algum valor. Ao tentar realizar a inserção ou atualização de algum registro, a constraint será validada. Caso a constraint não seja obedecida, será gerado um erro.
Abaixo criamos uma tabela para exemplificar a validação da constraint.

Sripts para criação de uma tabela de usuários:

Comando PL/pgSQL para criação de uma tabela de usuário
Comando PL/pgSQL para criação de uma tabela de usuário

CREATE TABLE usuario ( usucodigo SERIAL NOT NULL PRIMARY KEY, usuemail CHARARACTER VARYING(30) NOT NULL );

 Scripts para inserção de um registro de usuário, que passa o valor de email como nulo. e erro gerado por violar a validação da restrição:

Comando PL/pgSQL para inserção de um registro na tabela de usuário
Comando PL/pgSQL para inserção de um registro na tabela de usuário

INSERT INTO usuario ( usucodigo, usuemail) VALUES (DEFAULT, NULL);

 Podemos observar que foi gerado um erro, informando que o valor da coluna usuemail está violando a constraint NOT NULL.

Desta maneira é garantido que sempre ao inserir um usuário, o mesmo irá conter um email.


pl/pgsql postgres pgadmin banco de dados constraint programação

Compartilhe nas redes sociais



Kelvin Eger

Kelvin Eger

Analista de sistemas. Formado em Sistemas de Informação. Pós graduando em Gestão de Projetos e Ethical Hacking e CyberSecurity. Desde 2017 atuando com desenvolvimento de sistemas para saúde pública.


Fórum

Ficou com alguma dúvida? utilize nosso fórum de perguntas e respostas, lá nossa comunidade poderá te ajudar.

https://forum.satellasoft.com