Animação de personagens com Unity 3D

Gunnar CorreaGunnar Correa07/09/2020 às 16:23:18 - 300 acessos

Animação de personagens com Unity 3D

Usando uma combinação de tecnologias podemos deixar as animações fluídas e funcionais.


Antes de iniciar a indicação de vídeos sequências para fazer as animações dos personagens, quero deixar uma breve introdução sobre o processo de animação e como elas são feitas, pois mais adiante, você entenderá qual tecnologia e recurso deve utilizar caso queria fazer animações personalizadas para seus personagens.

Em grandes produções, como The Last of Us, Resident Evil, Tomb Raider, entre muitos outros, é necessário atores reais para fazer a gravação das capturas de movimento, conhecido tecnicamente por Mocap ou Motion Capture. As câmeras padrão dos grandes estúdios são da Optitrack, caras, porém extremamente precisas.

Para entender um pouco melhor como essas gravações são feitas, convido você a assistir o Making Of de Resident Evil 3.

Okay, entendemos até aqui que para fazer as animações de personagens, é necessário uma pessoa real, um espaço grande, câmeras caras, além de outros equipamentos. Não dependemos completamente de tudo isso, podemos fazer essas animações em softwares 3D, como o Blender, movendo e ajustando os bones manualmente através da linha do tempo, ou utilizando softwares como Cascadeur.

Existem opções mais baratas no mercado, onde podemos utilizar câmeras de alta resolução, sensor do Playstation 3, Kinect Xbox e outros hardwares. Existe plugins para o Blender, por exemplo, que recebe as imagens dos equipamentos e transfere para os bones, fazendo toda a captura de movimento.

O processo de fazer as gravações, não é simplesmente iniciar a gravação, fazer os movimentos, parar a gravação, exportar e usar. Em 100% das vezes, precisamos fazer vários ajustes nos arquivos, fazendo cortes e ajustando bones irregulares.

Usando o BVHacker, conseguimos visualizar as animações capturadas, além de ter a liberdade para realizar diversos ajustes, como transições e recortes.

A empresa IpiSoft possui ótimos softwares com tecnologias baratas, na qual podemos usar hardwares fáceis de encontrar no mercado para fazer as gravações. Você pode ver um processo de captura com o Ipi Recorder, no vídeo abaixo.

Bom, até aqui você pode entender melhor o processo de como as animações que vamos usar logo mais podem ter sido produzidas. Só mais uma informação adicional antes de encerras esse assunto, podemos usar Cinemática Inversa, conhecida como IK (Inverse Kinematics) , para fazer ajustes durante a runtime e modificar o comportamento das animações gravadas.

O exemplo mais simples sobre o uso da IK, é quando o personagem está correndo e passa a mão na parede, basicamente interrompemos a movimentação do braços e forçamos o personagem a tocar a palma da mão uma superfície.

Mão na massa

Para esses vídeos, utilizamos o software Mixamo Fuse, para criar facilmente os personagens sem a necessidade de esculpir e texturizar. Já para as animações, utilizamos um serviço online chamado de Mixamo, também da Mixamo, que foi adquirida pela Adobe.

 

Criando Personagem no Mixamo Fuse, ferramenta free

 

Importando e Animando personagens no Mixamo

 

Animações com Blend Tree na Unity 3D

 

Programando o ciclo de caminhada na Unity 3D

Por hora é isso, eu vou ficar por aqui, espero que tenha gostado e que também tenha conseguido a dar vida aos seus personagens.


unity 3d unity animação animação de personagens unity mecanin unity blend tree unity character controller unity e mixamo personagem mixamo unity animator unity character controller

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários