Criando animação com Animation na Unity 3D

A Engine conta com um mecanismo que nos permite criar animações a partir de quadros chave.

Nem sempre criar animações em softwares externos é o melhor caminho, seja por inviabilidade de ajustes ou por ter uma curva de aprendizagem. Dentro da Unity nós temos uma ferramenta nativa chamada de Animation, a partir dela conseguimos criar animações, chamar funções a partir de eventos e controlar o fluxo de execução com o Animator.

Preparamos uma videoaula que vai te ensinar a criar suas animações rapidamente, nós animamos um simples portão em um projeto aleatório, abrimos esse portão apenas quando uma tecla é pressionada e por fim, chamamos uma função de script a partir de um evento definido em um quadro chave.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender três pontos principais que serão abordados na aula, que são:

Início - toda animação tem seu estado inicial com posição, rotação e escala;
Evento - eventos são opcionais, servem para disparar uma função em determinado ponto;
Fim - assim como o início, todo término tem modificações em ao menos um elemento do seu Transform.