Criando movimentações de um simples personagem na Unity 3D

Gunnar CorreaGunnar Correa21/04/2021 às 20:55:07 - 135 acessos

Usando poucas linhas de código é possível dar movimento ao personagem e a câmera.


Em alguns projetos mais simples precisamos de um personagem para se movimentar pelo cenário, personagem esse que não precisa de recursos complexos como pulos, entre outras operações.

Aqui vamos ver como criar uma simples movimentação de personagem na Unity 3D, com as opções de:

  • Andar para frente/trás e para os lados;
  • Rotacionar no eixo Y para virar.

Veja a nossa videoaula abaixo e aprenda a criar as suas próprias linhas de C# script.

Código de movimentação do personagem

Todo código desenvolvido durante  à aula está exibido abaixo, sendo referente ao arquivo PlayerMovement.cs.

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PlayerMovement : MonoBehaviour
{
    public float velocity = 10.0f;
    public float rotation = 90.0f;

    public Transform camera;

    void Start()
    {
        Cursor.lockState = CursorLockMode.Locked;
    }

    void Update()
    {
        float x = Input.GetAxis("Horizontal");
        float y = Input.GetAxis("Vertical");
        float mouseX = Input.GetAxis("Mouse X");
        float mouseY = Input.GetAxis("Mouse Y");

        Vector3 dir = new Vector3(x, 0, y) * velocity;

        transform.Translate(dir * Time.deltaTime);

        transform.Rotate(new Vector3(
            0,
            mouseX * rotation * Time.deltaTime,
            0
        ));

    }
}

 


personagem na unity unity 3d programação de jogos unity tutorial aprenda unity unity para iniciantes movimentar personagem obter eixo na unity rotacionar camera unity rotacionar personagem unity programação de jogos

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Fórum

Ficou com alguma dúvida? utilize nosso fórum de perguntas e respostas, lá nossa comunidade poderá te ajudar.

https://forum.satellasoft.com


Aprenda a Planejar seus Jogos

Aprenda a planejar e documentar seus jogos com o eBook criado pela SatellaSoft e nunca mais se perca em seus projetos.

Quero obter a minha cópia.
X