Criando um Cylinder 3rd shooter na Unity 2017

Criando um Cylinder 3rd shooter na Unity 2017

Neste projeto entendemos como criar scripts, modelos e juntar tudo para dar vida a um game.

Publicado em

A Unity é uma das ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento de jogos, recentemente ela vem ganhando diversas atualizações, o que permite criar diversos jogos com mecânicas muito ousadas.

Para a elaboração de um jogo grande ou até mesmo em um nível Triple-AAA, como Assassins Creed, Far Cry, Resident Evil,Gran Turismo e outros jogos do gênero, é necessário muito estudo da engine e também o extremo em organização. Quanto maior for o jogo, mais organizado os processos precisam ser, pois ao decorrer do desenvolvimento será necessário fazer correções e atualizações de forma rápida e eficiente sem deixar nenhuma falha, defeito e erro.

Se você está iniciando em desenvolvimento de jogos, é muito importante que você crie projetos mais curtos, faça vários testes e protótipos. Quando você finalmente tiver uma base de conhecimento ampla, você poderá começar aquele seu projeto guardado a sete chaves, caso contrário você vai criar um projeto totalmente defeituoso, o que vai manchar a sua imagem ou da sua ‘desenvolvedora’.

Pois bem, agora falando do nosso projeto, aqui as coisas são bem simples, basicamente criamos os seguintes recursos:

• Cilindros para o player e inimigo;

• Vários scripts para controlar a IA do player e inimigo;

• Scripts para controlar a pontuação, munição e vida do player;

• Script para controlar a vida do inimigo;

• Script para que o inimigo faça o spawn de um item randômico;

• Criamos duas lojas, uma de vida e outra de munição;

• Montamos um simples cenário com cubos e alguns containers;

• Aplicamos som em diferentes partes do jogo;

• Outros recursos;

Esse parece ser um projeto simples, porém ele reúne muitos componentes e vários deles precisam se comunicar para gerar a interatividade no jogo. Para a IA do inimigo foi criado algo bem simples, como andar sempre para frente e rotacionar para um lado aleatório caso não esteja perto do Player, caso esteja o inimigo vai parar, olhar e começar a atirar.

Confira as Lives abaixo e no final da página o link para aquisição dos arquivos do projeto.

 

Criando um jogo ao vivo com Unity 2017 – Parte 1

 

Criando um jogo ao vivo com Unity 2017 – Parte 2

 

Game play do projeto final

Por hora vou ficando por aqui, nos vemos na próxima.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...