Criando um Cylinder 3rd shooter na Unity 2017

Gunnar CorreaGunnar Correa14/01/2018 às 11:17:18 - 6.397 acessos

Criando um Cylinder 3rd shooter na Unity 2017

Neste projeto entendemos como criar scripts, modelos e juntar tudo para dar vida a um game.


A Unity é uma das ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento de jogos, recentemente ela vem ganhando diversas atualizações, o que permite criar diversos jogos com mecânicas muito ousadas.

Para a elaboração de um jogo grande ou até mesmo em um nível Triple-AAA, como Assassins Creed, Far Cry, Resident Evil,Gran Turismo e outros jogos do gênero, é necessário muito estudo da engine e também o extremo em organização. Quanto maior for o jogo, mais organizado os processos precisam ser, pois ao decorrer do desenvolvimento será necessário fazer correções e atualizações de forma rápida e eficiente sem deixar nenhuma falha, defeito e erro.

Se você está iniciando em desenvolvimento de jogos, é muito importante que você crie projetos mais curtos, faça vários testes e protótipos. Quando você finalmente tiver uma base de conhecimento ampla, você poderá começar aquele seu projeto guardado a sete chaves, caso contrário você vai criar um projeto totalmente defeituoso, o que vai manchar a sua imagem ou da sua ‘desenvolvedora’.

Pois bem, agora falando do nosso projeto, aqui as coisas são bem simples, basicamente criamos os seguintes recursos:

• Cilindros para o player e inimigo;

• Vários scripts para controlar a IA do player e inimigo;

• Scripts para controlar a pontuação, munição e vida do player;

• Script para controlar a vida do inimigo;

• Script para que o inimigo faça o spawn de um item randômico;

• Criamos duas lojas, uma de vida e outra de munição;

• Montamos um simples cenário com cubos e alguns containers;

• Aplicamos som em diferentes partes do jogo;

• Outros recursos;

Esse parece ser um projeto simples, porém ele reúne muitos componentes e vários deles precisam se comunicar para gerar a interatividade no jogo. Para a IA do inimigo foi criado algo bem simples, como andar sempre para frente e rotacionar para um lado aleatório caso não esteja perto do Player, caso esteja o inimigo vai parar, olhar e começar a atirar.

Confira as Lives abaixo e no final da página o link para aquisição dos arquivos do projeto.

 

Criando um jogo ao vivo com Unity 2017 – Parte 1

 

Criando um jogo ao vivo com Unity 2017 – Parte 2

 

Game play do projeto final

Por hora vou ficando por aqui, nos vemos na próxima.


Unity curso Unity aulas Unity 3D Unity tutorial Unity shooter Unity programação Unity modelos Criando um jogo com Unity 3D Jogos Unity Simples jogo com Unity Criando um jogo do Zero Unity 3

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários