Criando um simples vidro no Unity 5

Neste artigo vamos utilizar um material com Transparent e algumas imagens para o nosso vidro.

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Efeitos de vidros no Unity é algo um pouco problemático, pois ele não trabalha muito bem com materiais transparente quando necessitamos de uma sombra, onde a mesma fica toda distorcida, alguns casos ao invés de uma sombra, é desenhado vários “X”.

Os efeitos de vidros com certeza deixam um aspecto muito lindo em nosso jogo, ainda mais em ambiente que podemos utilizar o Reflection Probe.

Para este exemplo vamos utilizar uma imagem de um Vitral, que você encontra no Depositphotos, confira: http://pt.depositphotos.com/5811881/stock-illustration-vector-colorful-stained-glass-texture.html. No nosso caso, o vidro ficara com este aspecto, além das cores, é claro!

Nosso vidro está demonstrado na imagens abaixo.

Ambiente para receber o material de vidro
Ambiente para receber o material de vidro

Agora crie um novo material, para isto na aba Project, clique em Create, em seguida em Material, atribua o nome de glass.

Criando material no Unity 5
Criando material no Unity 5

Agora com o material selecionado, mude o Rendereing Mode para Transparent. Em Albedo arraste a textura de seu vidro, aproveite para criar uma cópia dele e mudar o tipo da textura para Normalmap, após isso associe o normal map que acabou de criar ao campo de Normal Map do material. Agora mude o smoothness para 1 (valor máximo, afinal, vidro tem reflexão).

Configurando o material para se assemelhar a um vidro
Configurando o material para se assemelhar a um vidro

Agora associe o material ao seu vidro, para finalizar no Material você deverá controlar o nível de transparência, para isso clique no campo de cor em frente o Albedo. Você verá uma caixa para seleção de cor, mude o campo correspondente ao Alpha (A) para a esquerda, quanto mais escuro, mais transparente vai ficar seu vidro.

Configurando a transparência do material
Configurando a transparência do material

O resultado final você confere abaixo. Para finalizar, um vidro não simples assim, ele possui diversos fatores além de reflexão, distorção de luz entre outros.

Resultado final de um vidro no Unity 5.
Resultado final de um vidro no Unity 5.

Até a próxima!

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

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