Crie um jogo de corrida infinita na Unity 3D

Crie um jogo de corrida infinita na Unity 3D

Nessa série de aulas você aprenda de forma gratuita como criar um jogo completo na Unity 3D e ainda criar o seu executável.

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O projeto Unity Racer Game consiste em um game disponível para a plataforma PC, na qual o jogador deve controlar um carrinho vermelho andando em velocidade variável enquanto se desvia de outros. Durante o percurso o score de pontuação vai aumentando, na qual é possível visualizar o maior score na tela de menu principal.

Todo o projeto foi construído dentro da Unity 3D, os modelos e imagens foram criados no Blender e Illustrator, mas não se preocupe, todos os arquivos estão disponíveis para download na última seção desse artigo.

Lógica por trás do projeto

O projeto foi construído de forma bem simples, basicamente temos duas cenas, sendo uma delas o menu principal enquanto a outra é onde o jogador poderá interagir com o ambiente.

Para a movimentação do carro criamos uma limitação utilizando a classe Matfh.Clamp(), na qual passamos a posição mínima e a máxima que o carro pode chegar no cenário. O carro fica parado e só se move para a esquerda e direita.

Para os carros que vão sendo instanciados durante a game play, utilizamos uma técnica conhecida como Pooling de Objetos, com ela criamos alguns carros assim que o jogo é iniciado e conforme a necessidade vamos ativando e desativando esses modelos 3D, assim economizamos processamento da CPU.

Com o auxílio de um método especial juntamento com o Player Prefs, armazenamos e gerenciamentos o max score.

Aprenda a criar um jogo de corrida na Unity 3D
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Semana Press Start

Esse projeto foi patrocinado pela Academy SatellaSoft, ela está organizando o evento de forma gratuita para ajudar milhares de pessoas a entrar no mercado de produção de jogos.

Durante a semana do evento vários vídeos serão postados no canal e algumas publicações em seu Instagram oficial.

Não deixe de se inscrever no evento Semana Press Start e não perca nenhuma atualização.

Download projeto na Unity

Todo o material utilizado durante as aulas estão disponíveis no repositório oficial do projeto no Github. Vale lembrar que estamos disponibilizando o arquivo final e não o pacote inicial utilizado na construção do projeto.

Você pode clicar aqui para ser redirecionado ao repositório oficial do projeto.

Você pode clonar o projeto em seu computador utilizando o comando baixo caso tenha o git instalado.

git clone link_do_repositorio_desejado_aqui .

CRIE JOGOS NA UNITY 3D - INTRODUÇÃO

Gostou do nosso conteúdo e ainda quer continuar aprendendo mais? Então matricule-se no nosso curso Crie Jogos na Unity 3D - Introdução.

Nesse novo curso você aprende mais sobre a Unity, conhece seu espaço de trabalho, aprende a dar os primeiros passos com programação e ainda cria um jogo de Puzzle no final. Todos os alunos concluintes terão acesso ao seu certificado de conclusão.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

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