Entendendo o conceito de Namespace na unity 3D

Namespace é um recurso no C# utilizado para organizar classes e garantir um código funcional.

Publicado em

Quando estamos desenvolvendo nossas inúmeras classes na Unity 3D através do C#, certamente já nos deparamos com colisão de nomes, ou seja, uma classe já existe e não podemos criar outra de mesmo nome, certo? 

Com o uso de namespaces podemos “resolver esse problema”, já que cada classe pode ficar em um pacote e quando necessitarmos dela, simplesmente importamos o pacote e acessamos as suas classes.

Os pacotes servem como uma forma de agrupamento, então é importante que as classes façam sentido ao pacote, como, por exemplo, uma classe de conexão fazendo parte de um pacote chamado Connection.

Para criar um namespace no C# é bem simples, tudo o que precisamos fazer é envolver nossa classe dentro da instrução namespace nome_da_classe {}, conforme mostra o exemplo abaixo.

namespace SampleNamespace
{
    class SampleClass
    {

    }
}


Para acessar uma classe que faz parte de um namespace, basta utilizar a instrução using, conforme o exemplo abaixo.

using  SampleNamespace;

void Start(){
    //Exemplo de chamada de um método
    new SampleClass().Method();
}

Agora que você já entendeu o conceito e sua aplicabilidade, confira a nossa videoaula abaixo com mais informações e alguns exemplos práticos.

 

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...