Quando estamos desenvolvendo nossas inúmeras classes na Unity 3D através do C#, certamente já nos deparamos com colisão de nomes, ou seja, uma classe já existe e não podemos criar outra de mesmo nome, certo?
Com o uso de namespaces podemos “resolver esse problema”, já que cada classe pode ficar em um pacote e quando necessitarmos dela, simplesmente importamos o pacote e acessamos as suas classes.
Os pacotes servem como uma forma de agrupamento, então é importante que as classes façam sentido ao pacote, como, por exemplo, uma classe de conexão fazendo parte de um pacote chamado Connection.
Para criar um namespace no C# é bem simples, tudo o que precisamos fazer é envolver nossa classe dentro da instrução namespace nome_da_classe {}, conforme mostra o exemplo abaixo.
namespace SampleNamespace
{
class SampleClass
{
}
}
Para acessar uma classe que faz parte de um namespace, basta utilizar a instrução using, conforme o exemplo abaixo.
using SampleNamespace;
void Start(){
//Exemplo de chamada de um método
new SampleClass().Method();
}
Agora que você já entendeu o conceito e sua aplicabilidade, confira a nossa videoaula abaixo com mais informações e alguns exemplos práticos.