Extraindo materiais de modelos 3D na Unity

Ao importar os modelos 3D para a Engine, conseguimos extrair seus materiais e editá-los na Unity.

Publicado em

Quando importamos modelos 3D para Unity, seja qual for o formato, nós normalmente precisamos modificar os materiais, seja para aplicar uma textura ou fazer algum ajuste. Por padrão, os materiais ficam dentro do modelo impossibilitando a edição, mas no nosso artigo de hoje, vamos ver como extraí-los e modificá-los.

Para o nosso exemplo, vamos extrair os materiais de um modelo .fbx, ele contém dois tanques de guerra com vários materiais associados a ele, como pode ser observado na imagem abaixo.

Tanks com vários materiais na Unity 3D.
Tanks com vários materiais na Unity 3D.

Para extrair os materiais e fazer seus ajustes, clique no modelo 3D na aba Project. Uma vez com o modelo selecionado, na aba Inspector, clique no botão Materials e por fim, em Extract Materials.

Uma janela irá surgir, nela você deverá escolher qual a pasta que deseja que os materiais sejam extraídos, basta criar uma ou selecionar dentro do projeto, clicando em Ok quando finalizar.

Extraindo materiais na Unity 3D
Extraindo materiais na Unity 3D

A partir desse momento você já tem controle total dos materiais, inclusive já pode visualizar todos eles na pasta que você criou.

Materiais extraídos na Unity 3D.
Materiais extraídos na Unity 3D.

A gente se vê na próxima.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...