GameObject mudar de posição suavemente na Unity 3D

Através do método Lerp da classe Vector3 é possível criar transições dentro de um determinado tempo.

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Podemos mover GameObjects de diferentes formas, seja pelo método Translate ou até mesmo por meio de  keyframes de animações. Saber qual recurso utilizar é muito importante para que a performance do projeto não seja impactada.

A classe Vector3 contém inúmeros métodos, um deles que é o que vamos estudar hoje, é o Lerp. Ele recebe a posição inicial, posição final e o tempo que vai levar para o GameObject se deslocar do ponto A para o B.

Para o nosso exemplo, vamos mover um cubo para um determinado ponto, que aqui está definido como um Empty.

Cenário de Dungeon utilizado para o nosso teste.
Cenário de Dungeon utilizado para o nosso teste.

A utilização do método é bem simples, basicamente ele executa o calculo (a + (b - a) * t) a cada frame. 

Vamos criar um script chamado de PositionLerp, ele contém todo código comentado abaixo.

using UnityEngine;

public class PositionLerp : MonoBehaviour
{
	//Transform com a posição final
	public Transform destination;

	//Velocidade de locomoção
	public float velocity = 5.0f;

	//Controla se a tecla E foi pressionada
	private bool move = false;

	void Update()
	{
		//Verifica se a tecla E foi pressionada
		if (Input.GetKeyDown(KeyCode.E))
			move = true;

		//Caso o valor da variável move seja false, então ignora os passos seguintes
		if (!move)
			return;

		//A posição do objeto a cada novo frame recebe o calculo do método Lerp
		transform.position = Vector3.Lerp(
			transform.position, //Posição inicial
			destination.position, //Posição final
			velocity * Time.deltaTime //Velocidade multiplicado por 0.02 segundos (deltaTime padrão)
			);
	}
}

O nosso exemplo acima está todo comentado, mas vamos entender o motivo de detectarmos quando uma tecla é pressionada. Como não queremos que o objeto comece a andar sozinho após a cena iniciar, criamos a variável move que recebe o valor true se pressionarmos a tecla E.

Arraste o script para o GameObject que deseja mover, em seguida, na propriedade destination do script, arraste o GameObject de destino, como mostra a imagem abaixo. Na propriedade velocity você pode testar diferentes valores até deixar a velocidade devidamente ajustada.

Script que muda a posição do GameObject suavemente+
Script que muda a posição do GameObject suavemente+

Agora é só reproduzir o game e pressionar a tecla E para que a movimentação aconteça.

Resultado final com a movimentação
Resultado final com a movimentação

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

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