Gerando mapa iluminação na Unity 3D

Gunnar CorreaGunnar Correa30/11/2020 às 19:37:43 - 258 acessos

Gerando mapa iluminação na Unity 3D

Nas versões mais recentes é necessário criar um Lighting Settings e ativar a opção Auto Generate Lightmap.


Os usuários que estão chegando nas novas versões da Engine, estão se deparando com um ambiente escuro, como se não houvesse luzes, apenas sobras, mas isso acontece devido a opção Auto Generate do Lighting Map vir desativado, por padrão.

Isso não se trata de bugs nem problemas, é mais focado em otimização, visto que mandamos gerar os mapas de iluminação quando terminamos de montar nosso level design, já que se a opção estiver ativa o tempo todo, vamos perder performance devido ao processamento constante.

Cenário sem processamento de luz da Unity

Precisamos criar um arquivo com as configurações de iluminação, associa-lo em seu respectivo lugar e por fim, marcar a opção de Auto Generate.

Recomendo que leia a documentação para entender ainda mais os processos: https://docs.unity3d.com/2020.1/Documentation/Manual/class-LightingSettings.html.

Criando o Lighting Settings

Navegue até Window > Redering > Lighting. Na aba que se abrir, clique no botão New Lighting Settings.

Botão Neew Lighting Settings para gerar arquivos de configuração

Após criar o arquivo de configuração, automaticamente a Unity já cria um arquivo na Aba Project, permitindo ainda que você atribua um nome, em seguida, a engine associa também o arquivo criado na opção Lighting Settings.

Lighting Settings asset associado

Ativando o Auto Generate

Rolando para o final da aba, você verá uma opção chamada de Auto Generate desmarcada, então, basta clicar no seu quadradinho para ativar a geração de mapas automaticamente, ou clicar no botão ao o lado, chamado de Generate Lighting.

Gerando mapa iluminação na Unity 3D

Se você seguiu todos os passos citados anteriormente, então seu cenário já está mais claro devido ao mapa de iluminação.

Ambiente com mapa de iluminação e sombreamento suave

Por hora é isso, bem simples, não?


unity iluminação luzes unity lightmap unity unityo auto generate light unity light asset unity environmentlight

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.