Os usuários que estão chegando nas novas versões da Engine, estão se deparando com um ambiente escuro, como se não houvesse luzes, apenas sobras, mas isso acontece devido a opção Auto Generate do Lighting Map vir desativado, por padrão.
Isso não se trata de bugs nem problemas, é mais focado em otimização, visto que mandamos gerar os mapas de iluminação quando terminamos de montar nosso level design, já que se a opção estiver ativa o tempo todo, vamos perder performance devido ao processamento constante.
Precisamos criar um arquivo com as configurações de iluminação, associa-lo em seu respectivo lugar e por fim, marcar a opção de Auto Generate.
Recomendo que leia a documentação para entender ainda mais os processos: https://docs.unity3d.com/2020.1/Documentation/Manual/class-LightingSettings.html.
Criando o Lighting Settings
Navegue até Window > Redering > Lighting. Na aba que se abrir, clique no botão New Lighting Settings.
Após criar o arquivo de configuração, automaticamente a Unity já cria um arquivo na Aba Project, permitindo ainda que você atribua um nome, em seguida, a engine associa também o arquivo criado na opção Lighting Settings.
Ativando o Auto Generate
Rolando para o final da aba, você verá uma opção chamada de Auto Generate desmarcada, então, basta clicar no seu quadradinho para ativar a geração de mapas automaticamente, ou clicar no botão ao o lado, chamado de Generate Lighting.
Se você seguiu todos os passos citados anteriormente, então seu cenário já está mais claro devido ao mapa de iluminação.
Por hora é isso, bem simples, não?