Habilitando o Global Illumination na Unity 3D de forma automática

Nas versões mais recentes da Engine algumas configurações vem desativadas e requer a configuração do Lighting Settings.

Nas versões mais recentes da Unity 3D, a opção de gerar a iluminação global vem desativada por padrão e requer a criação de um arquivo de configuração. Nas versões passadas o processo era automático e pesava durante o desenvolvimento do cenário.

O processo agora continua simples e prático, mas requer alguns passo a passo. Vale lembrar que deixar essa opção ativada pode ocasionar no travamento do projeto, então, tome muito cuidado dependendo do nível do seu hardware.

Primeiramente vamos acessar a aba Lighting, para isso clique no menu Window > Rendering > Lighting.

Acessando a aba Lighting.
Acessando a aba Lighting.

Uma vez que a aba Lighting estive aberta, clique no botão New Lighting Settings para criar um novo arquivo de configuração.

Gerando um novo arquivo de Lighting Settings.
Gerando um novo arquivo de Lighting Settings.

Quando o novo arquivo for criado, você poderá atribuir um nome a ele, para o nosso exemplo, usamos Lighting Settings.

Renomeando o arquivo Lighting Settings.
Renomeando o arquivo Lighting Settings.

A nossa última etapa agora é marcar a opção Auto Generate, que antes estava desabilitada. Note que no parte inferior da Unity 3D, será exibido um progress bar com o tempo restante para a renderização.

Habilitando o Auto Generate.
Habilitando o Auto Generate.

Por hora é isso, até a próxima.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

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