Inserindo vídeo em material com a Unity 3D

Gunnar CorreaGunnar Correa22/10/2020 às 20:22:49 - 177 acessos

Inserindo vídeo em material com a Unity 3D

Utilizando o Render Texture e o componente de vídeo, podemos incluir a reprodução em um material.


Parece um pouco de gambiarra dizer que vamos inserir um vídeo dentro de um material, mas na verdade, isso é bastante comum, pois nem sempre os componentes de Vídeo vão funcionar como a gente precisa.

O processo é bem simples, basta importar o seu vídeo dentro dos formatos suportados pela Unity, em algum GameObject, incluir o componente de vídeo, referenciar o vídeo no component, criar um Reder Texture, associar o Render Texture no modo de renderização do componente de vídeo, e por fim, criar um novo material e associar o Reder Texture a ele.

Okay, a explicação acima ficou bem confusa sem nenhuma imagem para auxiliar, correto? Então confira a nossa videoaula ensinando a fazer tudo isso ai.

Para facilitar a sua vida, confira abaixo as configurações utilizadas no componente de vídeo.

Inserindo vídeo em material com a Unity 3D

A TV utilizada, foi modelada e texturizada em uma outra aula, você pode conferi-lá abaixo.


O download do modelo pode ser feito em: https://sketchfab.com/3d-models/old-wooden-tv-6eb91b0416794660ac44af1156bbf5f3.

Espero que você tenha gostado.

Até a próxima.


unity tutorial unity video component unity render texture unity programação tutorial de unity 3d aulas unity gratis unity tv antiga unity asset

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.