Instalando e configurando o Shader Graph na Unity

Gunnar CorreaGunnar Correa31/08/2020 às 20:19:36 - 149 acessos

Instalando e configurando o Shader Graph na Unity

Com o Shader Graph é possível criar Shader através de um interface visual, dispensando o uso de scripts.


Com certeza umas das novidades que abalou o coração de muitos desenvolvedores da Unity, foi o Shader Graph, um recurso existente a anos em seus principais concorrentes, como a Godot e Unreal Engine. Com a ferramenta, podemos facilmente criar shaders sem a necessidade de programar uma linha, e mais, entender como é a física por trás, pois criar shaders na mão, é um trabalho muito grande.

Agora que dei essa linda introdução, te convido a assistir a nossa videoaula ao final do artigo, nela está detalhado o passo a passo de como devemos baixar, instalar e configurar a tecnologia em nossos projetos.

Antes de começar, quero deixar um aviso muito importante, que é não usar o Shader Graph em projetos antigos ou em desenvolvimento, já que precisamos instalar o pacote HDRP e ele modifica o renderizador padrão, e com isso, todos os seus Shader ficarão rosa e precisam ser modificados para o padrão novo ou refeitos.

Um dos problemas mais comuns entre os que estão começando com o Shader Graph, é achar que dependemos apenas de um simples pacote e após a sua instalação,já podemos criar nossos Shaders. Infelizmente esse cenário não é real, já que precisamos de um segundo pacote e configura-lo, e como consequência disso, nosso material no Shader Graph fica rosa.

Baixando, instalando e configurando o Shader Graph na Unity

Para entendermos o processo, precisamos executar alguns passos, que são eles:

Baixar e instalar o pacote Shader Graph;
Baixar e instalar o pacote HDRP;
Criar o HDRP Asset;
Associar o HDRP Asset na aba Quality em Project Settings;
Corrigir eventuais problemas e erros durante a modificação do renderizador.

Após instalar os dois pacotes, na aba projet, crie o componente Create > Rendering > High Definition Render Pipeline Asset.

Unity Shader Graph e HDRP Package Manager
Após toda essa introdução, finalmente você pode assistir a videoaula, assim, vai ficar mais fácil de entender o processo e o rumo que o vídeo toma nas suas abordagen.

Espero que tenha gostado e até a próxima.


unity shader graph unity shader shader graph criando shander shader na unity shader graph tutorial como usar shader graph curso de unity 3d unity hdrp

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários