Nossos cursos em promoção de férias

Instalando e configurando o Shader Graph na Unity

Instalando e configurando o Shader Graph na Unity

Com o Shader Graph é possível criar Shader através de um interface visual, dispensando o uso de scripts.

Publicado em

Com certeza umas das novidades que abalou o coração de muitos desenvolvedores da Unity, foi o Shader Graph, um recurso existente a anos em seus principais concorrentes, como a Godot e Unreal Engine. Com a ferramenta, podemos facilmente criar shaders sem a necessidade de programar uma linha, e mais, entender como é a física por trás, pois criar shaders na mão, é um trabalho muito grande.

Agora que dei essa linda introdução, te convido a assistir a nossa videoaula ao final do artigo, nela está detalhado o passo a passo de como devemos baixar, instalar e configurar a tecnologia em nossos projetos.

Antes de começar, quero deixar um aviso muito importante, que é não usar o Shader Graph em projetos antigos ou em desenvolvimento, já que precisamos instalar o pacote HDRP e ele modifica o renderizador padrão, e com isso, todos os seus Shader ficarão rosa e precisam ser modificados para o padrão novo ou refeitos.

Um dos problemas mais comuns entre os que estão começando com o Shader Graph, é achar que dependemos apenas de um simples pacote e após a sua instalação,já podemos criar nossos Shaders. Infelizmente esse cenário não é real, já que precisamos de um segundo pacote e configura-lo, e como consequência disso, nosso material no Shader Graph fica rosa.

Baixando, instalando e configurando o Shader Graph na Unity
Baixando, instalando e configurando o Shader Graph na Unity

Para entendermos o processo, precisamos executar alguns passos, que são eles:

Baixar e instalar o pacote Shader Graph;
Baixar e instalar o pacote HDRP;
Criar o HDRP Asset;
Associar o HDRP Asset na aba Quality em Project Settings;
Corrigir eventuais problemas e erros durante a modificação do renderizador.

Após instalar os dois pacotes, na aba projet, crie o componente Create > Rendering > High Definition Render Pipeline Asset.

Unity Shader Graph e HDRP Package Manager
Unity Shader Graph e HDRP Package Manager

Após toda essa introdução, finalmente você pode assistir a videoaula, assim, vai ficar mais fácil de entender o processo e o rumo que o vídeo toma nas suas abordagen.

Espero que tenha gostado e até a próxima.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...