Com certeza umas das novidades que abalou o coração de muitos desenvolvedores da Unity, foi o Shader Graph, um recurso existente a anos em seus principais concorrentes, como a Godot e Unreal Engine. Com a ferramenta, podemos facilmente criar shaders sem a necessidade de programar uma linha, e mais, entender como é a física por trás, pois criar shaders na mão, é um trabalho muito grande.
Agora que dei essa linda introdução, te convido a assistir a nossa videoaula ao final do artigo, nela está detalhado o passo a passo de como devemos baixar, instalar e configurar a tecnologia em nossos projetos.
Antes de começar, quero deixar um aviso muito importante, que é não usar o Shader Graph em projetos antigos ou em desenvolvimento, já que precisamos instalar o pacote HDRP e ele modifica o renderizador padrão, e com isso, todos os seus Shader ficarão rosa e precisam ser modificados para o padrão novo ou refeitos.
Um dos problemas mais comuns entre os que estão começando com o Shader Graph, é achar que dependemos apenas de um simples pacote e após a sua instalação,já podemos criar nossos Shaders. Infelizmente esse cenário não é real, já que precisamos de um segundo pacote e configura-lo, e como consequência disso, nosso material no Shader Graph fica rosa.
Para entendermos o processo, precisamos executar alguns passos, que são eles:
Baixar e instalar o pacote Shader Graph;
Baixar e instalar o pacote HDRP;
Criar o HDRP Asset;
Associar o HDRP Asset na aba Quality em Project Settings;
Corrigir eventuais problemas e erros durante a modificação do renderizador.
Após instalar os dois pacotes, na aba projet, crie o componente Create > Rendering > High Definition Render Pipeline Asset.
Após toda essa introdução, finalmente você pode assistir a videoaula, assim, vai ficar mais fácil de entender o processo e o rumo que o vídeo toma nas suas abordagen.
Espero que tenha gostado e até a próxima.