Nossos cursos em promoção de férias

Objeto com comportamento de borracha na Unity 3D

A partir de um componente de Rigidbody e Sphere Collider, é possível criar um efeito de borracha.

Publicado em

Em inúmeras situações precisamos que um GameObject tenha o comportamento de uma borrada, como uma bolinha de pula pula, por exemplo. Na Unity podemos criar um Physics Material aplicando um valor de Bounce, assim, conseguimos o mesmo resultado.

Primeiramente, na aba Project, vamos criar uma pasta chamada de Physics, dentro dela, clique com o botão direito do mouse e por fim, clique em Create > Physics Material. Atribua o nome do arquivo como Bounce.

Insira os seguintes valores nas propriedades:

  • Dynamic Friction - 0
  • Static Friction - 0
  • Bounciness - 1

A propriedade Bounciness controla o quanto o objeto poderá pular.

Criando um Physics Material.
Criando um Physics Material.

Vamos agora colocar em cena um GameObject do  tipo Sphere. Para esse GameObject, insira o componente Rigidbody. É necessário também o componente Sphere collider, mas ele já vem por padrão quando o GameObject é criado.

Arraste o objeto de física que criou a pouco (Bounce) na propriedade Material do Sphere Collider.

Aplicando o Physics Material no Sphere Collider.
Aplicando o Physics Material no Sphere Collider.

Uma vez os materiais configurados, basta colocar o GameObject Sphere em um ponto alto da cena e pressionar o Play. Você verá agora o GameObject quicando.

GameObject com Bounce aplicado.
GameObject com Bounce aplicado.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...