Obtendo a versão atual da aplicação com a Unity 3D

Nas configurações da Engine definimos qual a versão da nossa aplicação.

Nas configurações internas da Unity conseguimos definir um número correspondente a build atual, isso nos ajuda a saber em qual parte e progresso do projeto estamos. Uma vez que você esteja trabalhando corretamente com a definição de versão do seu projeto, em alguns momentos será necessário obter esse valor via script.

Uma aplicabilidade desse recurso está sendo utilizada no processo de desenvolvimento do jogo Neon’s Tower Defense, da desenvolvedora Triquantic. A cada nova build no processo de desenvolvimento, a versão é utilizada para criar uma nova pasta de configurações, forçando o time de teste sempre a repetir todos os passos.

Como definir a versão do projeto

Para definir a versão do projeto bem como nome e site da desenvolvedora, acesse o menu Edit -> Project Settings, por fim, clique na seção Player. Você verá no lado direito um campo correspondente a Version, é nesse ponto que você deverá definir a versão atual do projeto.

Uma dica, a cada nova build, é interessante manter esse valor atualizado.

Definido a versão do projeto na Unity 3D.
Definido a versão do projeto na Unity 3D.

Obtendo a versão via script

Agora vem uma etapa muito importante após definir a versão do projeto/build. Vamos criar um simples script chamado de GetBuildVersion. Utilizaremos a propriedade version da classe Application, conforme mostra o exemplo abaixo.

public class GetBuildVersion : MonoBehaviour
{
    void Start()
    {
       string version = Application.version;

        Debug.Log(version);
    }

}

Agora é só dar um play na sua aplicação que a versão da aplicação será exibida no console da Unity.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário