Organizando seu projeto no Unity 3D

Dica simples que fará toda diferença quando se desenvolve um jogo e principalmente em equipe.

Publicado em

Não é de hoje que os padrões de projetos e gestão da configuração vêm chamando atenção pela sua importância, principalmente em empresas que possuem índice de rotatividade (desligamento de colaboradores) alto ou moderado.

Quando um projeto é utilizado por mais de uma pessoa, ou que no futuro outra pessoa possa utilizar o projeto, é necessário manter um padrão estruturado. Normalmente as empresas possuem seu próprio padrão e infelizmente algumas deixam por conta do desenvolvedor.

Você pode estruturar seu projeto utilizando nomes que identificam as categorias, é recomendável o uso de nomes simples, alguns desenvolvedores optam por nomear tudo em Inglês.

Veja na imagem a seguir um projeto sem organização alguma, todos os Game Objects estão soltos em um mesmo diretório.

Pacotes do Unity desorganizados
Pacotes do Unity desorganizados

Agora veja outra imagem, do mesmo projeto com uma organização.

Pacotes do Unity organizado
Pacotes do Unity organizado

 

A estrutura ficou separada por categorias, dentro da pasta Audio, ficam as subpastas contendo os áudios de suas respectivas partes, já em Modelos_3d fica as subpastas contendo os tipos de modelos. Note que a estrutura é bem simples, mas que da uma grande diferença durante o desenvolvimento.

É comum durante o desenvolvimento e distribuição de um Game Object, não sabermos identificar qual diretório se deve inserir, neste caso procure por sinônimos que será mais simples de achar a solução.

Veja na imagem a seguir, uma cena que possui um projeto organizado, note que se não houver um padrão seria quase impossível dar continuidade no projeto, uma vez que cada parte possui vários Game Objects.

Cenário Renderizado com um projeto organizado, para facilitar
Cenário Renderizado com um projeto organizado, para facilitar

O que é versionamento?

 Nada mais é do que manter várias cópias do mesmo projeto que foram alteradas em diferentes ocasiões. Imagine que durante o desenvolvimento do seu jogo a Unity parou de funcionar devido a uma falha de Hardware, e quando você abre novamente se depara com o projeto todo corrompido e sem a possibilidade de continuar trabalhando. Se você não possui o projeto de seu jogo salvo com as alterações anteriores, possivelmente terá que começar novamente do zero a recriar seu jogo, mas se você possui o projeto versionado, basta restaurar para alguma versão anterior, de preferência a última antes do problema.

Há várias ferramentas que podem ser utilizados para versionamento, como Drop Box, Git Hub, Google Drive e outros. Você basicamente deverá estar enviando o tempo todo o seu jogo para o repositório, instalando algumas ferramentas isto é feito de forma automática.

Espero que tenham entendido a importância e é claro, utilizem as dicas.

Até a próxima!

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Todos os nossos cursos em promoção
Todos os nossos cursos em promoção

Webstories

Todos os nossos cursos em promoção


Deixe um comentário
Aguarde...
Todos os nossos cursos em promoção