Está série de aulas, traz alguns conteúdos inéditos ao nosso portal, na qual recriamos um sistema para controle de fluxo de transito, com direito a dois sinais de pedestres para cada semáforo de carro. Antes de prosseguirmos, precisamos entender o que é um semáforo e como ele funciona.
Figura 1: Cruzamento com semáforos na Unity 3D.
Semáforo, sinal, sinaleira ou farol, é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres nas grandes cidades em quase todo o mundo. Utiliza-se uma linguagem simples, e por isso de fácil assimilação. É composto geralmente por três círculos de luzes coloridas. O controle semafórico permite alternar o direito de passagem na zona de conflito de uma interseção.
Atualmente encontramos os sinais em três cores, o que não tem muita utilidade para pessoas com daltonismo, por exemplo. Existem sinais equipados para daltônicos, na qual utilizam algumas formas geométricas para representar o estado do sinal. Cada cor tem uma determinada funcionalidade, que são elas:
Verde – Indica que o cruzamento está livre para passagem;
Amarelo – Indica que a passagem está prestes a ser fechada;
Vermelho - Indica que a passagem pelo cruzamento está, momentaneamente, impedida.
O cálculo dos tempos no controle é gerado a partir das limitações físicas das vias que se interceptam e dos tempos perdidos no controle. Tempos perdidos no controle são aqueles que efetivamente não são utilizados pelos veículos ou pedestres para cruzar a interseção, tal como os tempos de amarelo ou de vermelho de segurança.
Adaptação: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A1foro
Para entendermos melhor o que será desenvolvido, confira a lista de recursos:
- Sinal de pedestres;
- Sinal de carros;
- Sinal de carro abre e os de pedestres associados fecha;
- Sinal de carro fecha e os de pedestres associados abre;
- Um script controlador, define quais sinais fecham, quais abrem e quem será o próximo;
- O Controlador define o tempo de abertura e o tempo de alerta.
Figura 2: Apresentação sinais de pedestres dentro da Unity 3D.
Confira as videoaulas abaixo.
Sistema de Semáforo com Unity - Apresentação do projeto
Sistema de Semáforo com Unity - Script para controlar o sinal do pedestre
Sistema de Semáforo com Unity - Criando o script para o controle do semáforo
Sistema de Semáforo com Unity - Ajustando o script nos demais objetos
Sistema de Semáforo com Unity - Programando o controlador e considerações finais
Sistema de Semáforo com Unity - Explicações adicionais