Terrain com Normal Map no Unity 5

Veja como inserir de forma rápida e muito simples Normal Map nas texturas do Terrain.

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Quando desenvolvemos um game, temos que recorrer a diversos recursos que deixam nossos modelos com um determinado nível de realismo, sem que necessitamos criar isso nos modelos 3D, pois adicionar relevos, por exemplo, em nossos modelos 3D deixaria o game mais pesado.

Existe nas Engine Game um recurso de Normal Map e Bump, ambos têm por responsabilidade adicionar relevos em nosso modelo sem a necessidade de muito esforço. Claro que para se criar um Normal Map necessita de um pouco de conhecimento em iluminação e também onde nosso game vai rodar, além de noção do relevo em relação ao objeto.

O Normal Map deve possuir a mesma característica da textura original, pois se você tiver uma textura de madeira e um Normal Map de tijolo, os relevos não vão ficar nem um pouco realista e vai deixar seu modelo medonho.

Para entendermos melhor o que é um Normal Map, veja a descrição disponível no Wikipedia.

“Normal map ou Normal mapping é uma variante da técnica conhecida como bump mapping. É utilizada para simular o relevo em uma superfície, calculando o ângulo das sombras numa textura e, conseqüentemente, propiciando a impressão de maior de profundidade. É usada para dar um maior nível de detalhamento sem a necessidade de usar mais polígonos”. (Acesso em 24/09/2016 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Normal_map)

 

Pois bem, agora que já conhecemos o que é um Normal Map e como ele se comporta, vamos ver como podemos gerar eles através de um Web site e também dentro do próprio Unity 5.

O site http://cpetry.github.io/NormalMap-Online, permite que você carregue sua imagem e configure o Normal Map sem nenhuma dificuldade.

Normal Map On-line
Normal Map On-line

Dentro do Unity 5, você pode duplicar a sua textura (CTRL+D) em seguida no Inspector, na caixa de Texture Type, você muda para Normal Map e configura o Bumpiness.

Pois bem, agora já sabemos criar o Normal Map e para inseri-lo do Terrain é muito simples.

Com o Terrain selecionado, vá até a opção de Paint Texture, que é responsável por adicionar a textura no terreno, quando você for editar ou adicionar uma textura, arraste a textura original para a caixa Albedo (RBG) Smoothness (A) em seguida o NormalMap para a caixa Normal.

Normal Map Unity 5
Normal Map Unity 5

Veja na imagem abaixo um comparativo do Terrain com e sem Normal Map em seu material.

Aplicar Normal Map no Terrain do Unity 5
Aplicar Normal Map no Terrain do Unity 5

Simples não? Até a próxima!

Terrain com e sem Normal Map no Unity 5
Terrain com e sem Normal Map no Unity 5

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

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