Hoje oficialmente a Unity fez o lançamento do seu motor gráfico 3D na versão 2020.2 beta, chagando com novos recursos e melhorias. Vale lembrar que, as versões beta e alpha de qualquer software, deve ser utilizado apenas para conhecer as novidades e nunca como versão final para produção.
Com base no feedback de nossa comunidade, nós nos comprometemos a garantir maior estabilidade e melhoria da qualidade de vida para todos os usuários ao entrarmos em 2020. Isso incluiu tornar o Unity 2019 LTS a versão padrão. Também reduzimos o número de fluxos de TECH de três lançamentos por ano, para apenas dois, para fornecer uma fase de estabilização estendida.
A versão 2020 final e estável, está prevista para Março de 2021, que conterá todos os recursos e funcionalidades das versões 2020.1, 2020.2 e atualizações subsequentes. Entre as novidades, o time de desenvolvimento da Unity, está focado em melhorar o fluxo de trabalho para esse ano, incluindo ferramentas e ajustes no editor, afim de fazer com que os desenvolvedores ganhe mais tempo na utilização.
Tema escuro
Algo que não fazia muito sentido e sempre existiu na engine até as versões 2020.x, era que o tema escuro do editor só estava acessível para membros da versão paga, enquanto da Unreal, Blender, Maya, Godot, e outros motores sempre primaram por oferecer a maior variação possível de temas para seus usuários, pois além de algo estético, eles também são uma fonte de acessibilidade.
Para a nossa felicidade, o Dark Theme agora é padrão na versão 2020.2 e está disponível gratuitamente junto com a versão gratuita.
Novidades
Vários pontos da engine ganhou atenção nessa nova versão, trazendo melhorias e novas funcionalidades, alguns tópicos são:
- Ferramentas de programação e melhorias de desempenho;
- Editor e fluxos de trabalho de equipe;
- Ferramentas de desenho;
- Pipeline de renderização programável;
- Ferramentas 2D;
- Plataformas.
Para saber em detalhes todas as novidades, leia o post oficial publicado pela Unity.
Instalação
Antes de fazer a instalação, certifique-se de que seu computador atenda os requisitos de sistema para essa nova versão.
A instalação é simples e deve ser feita através do aplicativo Unity Hub, e para isso, faça o download primeiro da Unity Hub e através desse aplicativo, você terá disponível diversas versões finais além de betas e alphas.
1 - Após instalar a Unity Hub, clique em Add.
2 - Selecione a versão desejada e clique em Next.
3 - Na próxima etapa, você pode escolher o que deseja instalar junto com a Engine e clique em Next. Lembre-se, instale apenas o que vai usar, pois esses pacotes ocupam espaço e você pode instala-los quando quiser mais tarde.
4 - Dependendo do que você vai instalar, será necessário formalizar um contrato, para isso, marque as caixas de concordância com os termos e clique em Done.
5 - Aguarde o final da instalação.
Essas são algumas das novidades da Unity, lembre-se de ler o post oficial para saber mais.
Vou ficando por aqui.
A gente se vê em breve.