Unity 5, vidro realista (glass effect)

Gunnar CorreaGunnar Correa01/04/2017 às 06:35:15 - 10.072 acessos

Veja neste artigo como é simples conseguir o resultado realista de um vidro usando apenas o Unity 5.


Quando pensamos em desenvolver um jogo, logo de início já imaginamos como vamos querer o resultado final, com uma ótima qualidade gráfica, ótimos efeitos sonoros e também uma boa jogabilidade. Para atingir os objetivos propostos no planejamento do jogo, precisamos utilizar diversos recursos até que tudo fique aceitável.

Pois bem, neste artigo vou mostrar como é simples é rápido criar um material de vidro realista, utilizando apenas um pacote que já bem no Unity Assets, que é o pacote default.

Para isso, precisamos importar o pacote Effects para o nosso projeto, você pode seleciona-lo quando estiver criando o projeto, como mostra a figura 1.

Selecionando o pacote de effects

Figura 1: Selecionando o pacote de effects

Caso você já tenha criado o seu projeto, basta clicar com o botão direito do mouse na guia Project, em seguida clicar em Import Package, Effects

Importando o pacote dentro do projeto

Figura 2: Importando o pacote dentro do projeto

Com o pacote importado, você deverá criar um novo material, para isso clique com o botão direito do mouse na guia Project em seguida clique em Create -> Material.

Criando material na Unity 3D

Figura 3: Criando um material

Com o material criado, é necessário alterar o Shader de Standard para StainedBumpDistort, para isso, clique na caixa ao lado do nome Shader na guia Inspector, em seguida navegue até FX -> Glass e clique em StainedBumpDistort.

 

Alterando o Shader da Unity 3D

Figura 4: Alterando o Shader

Com o material selecionado, você verá uma janela conforme mostra a figura 5, onde você precisa associar uma imagem para representar o vidro e um normalmap. Você pode também controlar a intensidade da distorção através da barra Distortion.

Você pode mudar a quantidade de repetições de encaixe para o normalmap e para a imagem, basta alterar os valores em Tiling.

Configurando o shader de vidro

Figura 5: Configurando o shader de vidro

Na figura 6, você pode comprar o resultado final com baixa e alta distorção, sendo que o cubo de cima está com o valor máximo de distorção e o de baixo com o valor mínimo.

Comparação de baixa e alta distorção

Figura 6: Comparação de baixa e alta distorção

Caso tenha restado alguma dúvida, recomendo assistir a aula complementar abaixo.

Espero que tenham gostado, até a próxima.

 



Unity 5 Glass Unity 3D Desenvolvimento com Unity Curso unity 3d Aulas Unity grátis Unity glass effect Vidro realista Unity Realidade Unity Desenvolvimento de jogos com Unity Tutorial Unity

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários