Unity Bolt - Uma breve introdução

Unity Bolt - Uma breve introdução

Asset de Visual Script que possibilita criar interações sem programar uma linha.

Publicado em

Há poucos meses, a Unity anunciou a compra do Asset Bolt e incorporou gratuitamente aos seus pacotes oficiais, assim como fez com o Probuilder, ambos podem ser importados pelo Package Manager.

Bolt é um asset de Visual Script, em outras palavras, ele nos possibilita criar interações sem usar nenhuma linha de código, que para os iniciantes, é bem intimidador e talvez, o motivo de desistir da área. Com o Visual Script, tudo o que precisamos fazer, é criar nodes (módulos) e arrastar as saídas e entradas de acordo com o fluxo desejado.

Unity Bolt Graph Interface
Unity Bolt Graph Interface

Bolt ou C#?

O resultado final é o mesmo, porém coloque uma coisa na cabeça, usar assets para gerenciar eventos e estados, pode ser um pouco lento quando comparamos com scripts de códigos bem otimizados, mas não se preocupe, você pode usar o Profile da Unity para verificar os processos que estão pesando o projeto e otimiza-los. Outra coisa importante em relação ao Bolt, é que mesmo sem a necessidade de programar nada, você vai precisar entender as classes de programação e seus parâmetros, pois é exatamente assim que eles serão representados no Graph.

Na imagem abaixo, podemos ver um node do Bolt, mais especificamente, o node Transform.Translate. Se consultarmos a documentação oficial, podemos ver quais são os parâmetros do método Transform.Translate, e assim, entender melhor o que está acontecendo e o porquê de cada input/output.

Resumindo, o Visual Script não tira a responsabilidade de consultar a documentação, afinal, você precisa saber quais nodes se conectam com qual e como isso acontece.

Bolt Unity - Transform.Translate
Bolt Unity - Transform.Translate

Mãos na massa

Preparamos uma videoaula para apresentar melhor o conteúdo, mas antes disso, lembre-se de que na versão da Unity 2020.1 (https://satellasoft.com/artigo/unity-3d/unity-2020-1-e-oficialmente-anunciada), anunciada a poucos dias, você precisa ir na asset store, adicionar o pacote a sua biblioteca e fazer o download via package manager. Não se preocupe, na videoaula todo passo a passo é explicado.

Asset: https://assetstore.unity.com/packages/tools/visual-scripting/bolt-163802.

Por hora é isso, espero que você tenha gostado, qualquer dúvida ou sugestão de conteúdo, deixe nos comentários.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...