Unity Bolt - Uma breve introdução

Gunnar CorreaGunnar Correa26/07/2020 às 17:19:59 - 415 acessos

Unity Bolt - Uma breve introdução

Asset de Visual Script que possibilita criar interações sem programar uma linha.


Há poucos meses, a Unity anunciou a compra do Asset Bolt e incorporou gratuitamente aos seus pacotes oficiais, assim como fez com o Probuilder, ambos podem ser importados pelo Package Manager.

Bolt é um asset de Visual Script, em outras palavras, ele nos possibilita criar interações sem usar nenhuma linha de código, que para os iniciantes, é bem intimidador e talvez, o motivo de desistir da área. Com o Visual Script, tudo o que precisamos fazer, é criar nodes (módulos) e arrastar as saídas e entradas de acordo com o fluxo desejado.

Unity Bolt Graph Interface

Bolt ou C#?

O resultado final é o mesmo, porém coloque uma coisa na cabeça, usar assets para gerenciar eventos e estados, pode ser um pouco lento quando comparamos com scripts de códigos bem otimizados, mas não se preocupe, você pode usar o Profile da Unity para verificar os processos que estão pesando o projeto e otimiza-los. Outra coisa importante em relação ao Bolt, é que mesmo sem a necessidade de programar nada, você vai precisar entender as classes de programação e seus parâmetros, pois é exatamente assim que eles serão representados no Graph.

Na imagem abaixo, podemos ver um node do Bolt, mais especificamente, o node Transform.Translate. Se consultarmos a documentação oficial, podemos ver quais são os parâmetros do método Transform.Translate, e assim, entender melhor o que está acontecendo e o porquê de cada input/output.

Resumindo, o Visual Script não tira a responsabilidade de consultar a documentação, afinal, você precisa saber quais nodes se conectam com qual e como isso acontece.

Bolt Unity - Transform.Translate

Mãos na massa

Preparamos uma videoaula para apresentar melhor o conteúdo, mas antes disso, lembre-se de que na versão da Unity 2020.1 (https://satellasoft.com/artigo/unity-3d/unity-2020-1-e-oficialmente-anunciada), anunciada a poucos dias, você precisa ir na asset store, adicionar o pacote a sua biblioteca e fazer o download via package manager. Não se preocupe, na videoaula todo passo a passo é explicado.

Asset: https://assetstore.unity.com/packages/tools/visual-scripting/bolt-163802.

Por hora é isso, espero que você tenha gostado, qualquer dúvida ou sugestão de conteúdo, deixe nos comentários.


unity bolt unity bolt tutorial introdução ao bolt bolt asset donwload bolt unity bolt visual script aulas unity unity iniciantes

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários