Unity Distribution Portal: Plataforma para publicação de jogos

Gunnar CorreaGunnar Correa28/08/2020 às 22:20:46 - 538 acessos

Unity Distribution Portal: Plataforma para publicação de jogos

Publique jogos para Android em diferentes lojas e obtenha relatórios detalhados de vendas.


Na manhã de hoje, 28 de Agosto, a Unity Technologies publicou em seu blog oficial, uma nota de lançamento da plataforma Unity Distribution Portal (UDP), agora em sua versão final.

A UDP consiste em uma plataforma online que permite os desenvolvedores publicarem facilmente seus jogos em diferentes lojas para Android. Vale lembrar que, a plataforma da Google Play ainda não está inclusa no catalogo, mas acredito que isso seja questão de tempo, até incorpora-lá.

Lojas parceiras da Unity Distribution Portal.Fonte: Blog Unity.

Para quem ninguém crie expectativas, essa não é uma solução mágica, na qual o desenvolvedor sobe o APK e automaticamente a UDP publica e gera os dados sozinho, pelo contrário, é necessário que o desenvolvedor tenha conta nas plataformas disponíveis, insira a opção de precificação para cada uma delas, e por fim, informe as descrições e imagens. É possível importar os dados da Google Play, caso o jogo tenha um perfil, assim, as informações serão copiadas, dispensando todo o trabalho de preencher os formulários.

Relatórios de vendas e acessos da Unity Distribution Portal.

É possível escolher quais países receberão o jogo e quais não, como por exemplo, podemos remover a China da lista de países que não receberá o jogo. 

A utilização da UDP é totalmente gratuita, inclusive, o desenvolvedor deve celebrar o contrato em cada uma das lojas parceiras e receber diretamente por elas, a Unity não gerência nem se responsabiliza pelo repasse dos créditos das vendas.

Para entender melhor essas questões e como a forma burocrática funciona, leia os termos de uso antes de começar a utilizar. Abaixo, deixo um dos tópicos do contrato de utilização da UDP.

“4.2 Em conexão com a publicação de seu conteúdo em qualquer uma das Lojas Parceiras, você deverá celebrar um contrato separado (ou termos de serviço), com os respectivos Parceiros UDP. Os pagamentos devidos a você por qualquer conteúdo publicado nas Lojas Parceiras serão administrados pelos Parceiros UDP e pagos diretamente a você. A Unity não é responsável por quaisquer questões relacionadas a pagamento ou receita com relação ao Conteúdo que é publicado nas Lojas Parceiras.”

Por que usar mercados de aplicativos alternativos? Veja a tradução de uma das seções da Unity:

  • Estima-se que 1,7 bilhão de jogadores móveis usarão lojas de aplicativos alternativas em 2023;
  • Cerca de US $ 5 bilhões de dólares de receita serão gerados em lojas fora da China;
  • Os mercados de aplicativos de terceiros estão crescendo mais rápido do que a Google Play Store;
  • O Portal Unity Distribution já atinge mais de 1 bilhão de players conectados a essas lojas.

Algumas das lojas parceiras da Unity Distribution Portal.


Prática

Agora que dei essa linda introdução, vou finalizar com alguns termos técnicos, focado mais para quem vai publicar o jogo, então, vamos lá.

Antes de mais nada, é necessário criar o seu jogo dentro da UDP, você pode acessar a plataforma através do link https://distribute.dashboard.unity.com. Será necessário informar vários campos, subir capturas de tela, além do binário do jogo. Após publicar o game, você receberá um ID, que deve ser utilizado dentro da própria Unity.

Painel de publicação de jogo Unity.

Voltando para a Unity, é necessário instalar o pacote Unity Distribution Portal. É através desse pacote que o binário do seu jogo vai se conectar com o perfil criado na UDP.

Package Manager Unity UDP

Após enviar o APK, a UDP faz o trabalho de compilar o projeto e publicar em todas as lojas selecionadas e ativadas, dispensando a necessidade do desenvolver sempre ter que ficar indo em a por uma, além de ficar monitorando os relatórios.

A proposta da plataforma é incrível, pois ela faz a junção de vários grandes serviços dentro de uma única ferramenta, sendo que as próximas publicações serão mais rápidas e fáceis. Outro ponto muito interessante, é que a UDP tem uma incrível Dashboard, que exibe o relatório de ganho, acessos, downloads e demais informações de cada uma das lojas parceiras disponibilizadas.

Como o intuito aqui era apenas fazer uma apresentação dessa novidade e não um tutorial com o passo a passo, deixo abaixo um vídeo publicado pela própria Unity, que mostra todo o processo, desde o inicio, até a publicação.

Bom, por hora é isso, eu vou ficando por aqui e a gente se vê em breve. ;D


unity distribution portal udp unity udp games mobile games android publicar jogos unity e android android games plataforma de jogos game store

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.