Windows 10: Como alterar as variáveis de ambiente

Gunnar CorreaGunnar Correa16/01/2021 às 16:51:16 - 460 acessos

Com poucos cliques é possível usar o editor de variáveis do Windows para alterar seus valores.


Vamos ver nesse artigo como alterar as variáveis de ambiente do sistema utilizando o Windows 10, que diferente do Windows 7, possui uma interface mais intuitiva e fácil de fazer tais modificações.

Normalmente os desenvolvedores de softwares necessitam fazer modificações nas variáveis, afim de montar e organizar seu ambiente de trabalho e por isso, é importante saber como chegar até o editor.

O que são variáveis de ambiente

Primeiramente precisamos entender o que é uma variável, então vamos ver a definição abaixo.

Variáveis são como gavetas, nelas armazenamos informações que vamos utilizar posteriormente, sendo que podemos alterar seu valor sem afetar o nome das variáveis.

Ótimo, agora sabemos o que são essas variáveis, mas por que o Windows guarda informações nela? Simples de responder, nossos softwares e demais aplicações são responsáveis por fazer a escrita no sistema, guardando o caminho de alguma aplicações.

Vamos pegar, por exemplo, o Software Xampp, ele precisa saber onde o PHP está instalado, inclusive, se eu digitar no terminal php, vou conseguir utilizar o software, e tudo isso devido a uma configuração realizada pelo Xampp no momento da instalação, assim nós conseguimos acessar o software em qualquer parte do sistema chamando apenas o nome da variável.

Se você for no terminal e digitar time, vai conseguir ver a data e hora atual, isso por que temos uma variável de ambiente chamada de time que chama uma aplicação que é responsável por exibir a data e hora.

Alterar as variáveis de ambiente do Windows

Agora que sabemos para que serve, vamos de fato ao nosso conteúdo principal.

1 - Abra o meu computar e clique com o botão direito do mouse em uma área vazia, por fim, clique em Propriedades.

2-Uma janela chamada sistema deve surgir no lado direito, clique em Configurações avançadas do sistema.

3 - uma janela chama Propriedades do Sistema deve surgir, clique no botão Variáveis de Ambiente.


4 -Deve surgir surgir agora a tela de edição, você precisa saber qual item deve editar, para o nosso caso, vamos modificar o item Path.

Temos algumas opções:

  • Novo - Cria uma nova variável;
  • Editar - Abre a lista de variável criadas para o item;
  • Excluir - Remove todos as variáveis do item.

Seguindo com nosso artigo, clique no item Path e por último em Editar.

5 - Finalmente chegamos na janela responsável por editar nossas variáveis, basta criar uma nova variável, editar, excluir ou realizar as modificações disponíveis.

Conclusão

Existem muitas formas de se chegar ao resultado mostrado no artigo, aqui nós seguimos o mais simples e de rápido entendimento.

Uma vez uma variável excluída, não será possível recupera-lá nem mesmo saber o seu valor, então tome muito cuidado.

Se alguém pediu para você fazer uma alteração nessas configurações sem que você realmente saiba o que está fazendo, recomendamos interromper a execução, as alterações incorretas aqui podem comprometer a segurança do seu sistema.

Concluímos por aqui, até a próxima.



windows 10 windows variáveis windows variável de ambiente windows desenvolvedor aprenda windows windows variable path

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.