Aplicando o modificador Mirror no Blender 3D

O modificador permite espelhar parte da malha criando um modelo perfeitamente simétrico.

Quando estamos modelando carros, personagens e outros objetos na qual possuem dois lados iguais e que requerem simetria, podemos utilizar o modificador Mirror. Uma vez com o modificador aplicado, basta modificar o lado real que o outro já é alterado automaticamente.

Para o nosso exemplo, vamos utilizar um cubo, nós cortamos ele ao meio para replicar a segunda parte, conforme pode ser observado na figura abaixo.

Cubo com recorte da malha.
Cubo com recorte da malha.

Agora iremos remover o lado direito, ficando apenas uma parte do cubo enquanto a outra estará aberta. Uma vez removido, vamos selecionar todos os vértices da borda.

Cubo com a malha cortada
Cubo com a malha cortada

Clique na aba Modifier, na caixa de seleção de modificadores, e selecione Mirror.

Adicionando o modificador mirror.
Adicionando o modificador mirror.

Pronto, o modificador está aplicado, agora só modificar a mesh original, até porque a parte que o Mirror aplica não pode ser modificada, a menos que você aplique o modificador. Note que dependendo da posição do recorte e orientação da sua mesh, será necessário clicar nos botões de eixos do modificador, informando qual orientação deseja espelhar. 

Modificador Mirror duplicando a malha.
Modificador Mirror duplicando a malha.

Finalizamos assim mais um breve artigo de Blender, até a próxima!

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário