Lojas para publicação de jogos

Gunnar CorreaGunnar Correa29/08/2020 às 23:11:52 - 220 acessos

Lojas para publicação de jogos

Atualmente o mercado possuí inúmeras lojas na qual o seu jogo pode ser publicado.


Todo jogo que é produzido, tem um objetivo final, que é: chegar o quanto antes e com a maior qualidade nos controles dos usuários. Acontece que,muitos devs se preocupam e investem tempo e dinheiro apenas na etapa de desenvolvimento do jogo, deixando de lado um dos processos mais importantes, que é a publicidade e o marketing dos games.

Podemos fornecer um jogo de diversas maneiras, como subir o binário no Google Drive, por exemplo, ou distribui-lo em uma loja renomada, cheia de grandes compradores em potencial. Independente da loja escolhida, é importante se atentar aos prazos de pagamento, percentual cobrado por cada empresa, e principalmente, o custo com impostos e conversão de câmbio.

Vou explicar um pouco resumido para que esse post não fique complexo, mas vamos lá. Se você tem um jogo publicado na Steam, por exemplo, a cada venda realizada, a plataforma fica com 30% da venda, em seguida, você tem o custo do imposto americano e da taxa de transferência para o seu banco. Em resumo, se você está vendendo a R$10,00, então não será esse o valor que receberá em cada venda, mesmo pagando uma taxa para publicar o seu jogo.

Já que falei da taxa de publicação acima, então vou resumir isso também, algumas lojas, como a Steam, cobram um valor para que cada jogo seja publicado, isso é reembolsável no caso da Steam e serve como uma forma de filtrar e controlar os jogos que são publicados, além de é claro, passar por uma revisão técnica para averiguar se o jogo realmente funciona e se cumpre os requisitos. Lojas como Itch.IO, contém muitos jogos inacabados e mal elaborados, o que torna a navegação bem ruim e necessita que o usuário fique garimpando para achar algo que lhe interessa.

Falando sobre valores agora, a Steam, por exemplo, cobra um montante de $100 dólares para que o jogo entre na loja, esse valor é reembolsável caso o game tenha $1.000 dólares em vendas. Embora a afirmação de que o jogo passa por análises criteriosas seja questionável, o game fica por um tempo em monitoramento, na qual não pode apresentar nenhuma denuncia, ou conhecido como cartão vermelho, para só dai ficar definitivo na loja. Enfim, encerro aqui as minhas explicações sobre a Steam, já dei bastante exemplos sobre ela, mas lembre-se, existem muitas outras plataformas de jogos.

Indo para os consoles, o processo para publicar jogos no Playstation, Nintendo Switch e Xbox é muito mais complexo, pois além ser necessário um SDK exclusivo para a compilação do game, requer autorização, assinatura de contratos e mais um monte de burocracias. Veja bem, esse processo é complexo mas em momento algum impossível, as empresas de consoles protegem seu source e o kit de desenvolvimento, afinal, não queremos jogos toscos nas lojas.

Uffa, acabei de falar sobre lojas, como é o processo de publicação e tudo mais, ia até falar um pouco sobre a importância de planejar como será feita a publicação do game, mas isso fica para um outro momento, pois agora, vamos ver algumas das lojas na qual nosso jogo pode estar inserido.

Game Jolt

Game Jolt Store

Conhecida e amada pelos desenvolvedores Indies, aqui o seu jogo não precisa pagar uma taxa de entrada e está disponível para milhares de jogadores. Podemos distribuir o jogo pago ou gratuito, como você preferir, o mais legal, é que a comunidade Indie aqui é grande e dão muitos feedbacks positivos.

Itch.io

Itch IO Store Game

Essa é outra plataforma amada pelos desenvolvedores indies, também não possui uma taxa de entrada e seu jogo estará disponível para milhares de jogadores. Podemos fornecer o jogo por um valor fixo ou deixar que os jogadores escolham o que quer pagar, além de é claro, poder distribuir gratuitamente.

GOG

GOG Game Store

Confesso que nunca utilizei essa loja, mas não poderia deixar de menciona-lá, pois nela, o seu jogo poderá estar dividindo espaço com grandes títulos AAA.

Steam

Steam Store Game

Quando o assunto é publicar jogos para PC, com certeza essa é a primeira opção que se vem na cabeça. O seu jogo também vai dividir espaço com grandes títulos, além de ter vendas orgânicas, é possível configurar conquistas e outros recursos.

Epic Store

Epic Store Games

Essa é uma loja que chegou para concorrer de frente com a Steam, ela possui um sistema de precificação mais justa para os desenvolvedores, e mais, para estúdios que utilizam a Unreal Engine e publicar na loja da Epic, não precisa pagar os Royalties de uso da Engine.

Nintendo Switch

Nintendo Game Store
Essa tem sido uma das lojas que mais tem recebido jogos indies entre os consoles, inclusive, ela tem salvado muitos estúdios da falência, já que a Steam tem ocultado o seu jogo de potências compradores.

Playstation

Playstaton Store Game

Ter o game publicado em um console, não é para qualquer estúdio, de fato, pois é necessário um Kit de desenvolvimento que é fornecido restritamente pela Sony, ter uma empresa aberta, além de vários outros critérios. Não se assuste ou ache que é impossível ter o seu jogo na PS Store, afinal, grandes indies estão por lá.

X-Box

X-box store game

Diferente da Sony, a Microsoft tem recebido muitos indies em sua loja, e mais, alguns recebem patrocínios e o Kit de desenvolvimento não é tão difícil e burocrático como o da Playstation. O X-Box é de longe um dos melhores consoles com poder de processamento, possui milhares de jogadores e pode render muito para pequenos estúdios.

Google Play

Google Play Store Games

Ontem publiquei um artigo falando sobre um recurso da Unity que permite publicar o seu jogo em várias lojas além da Google Play, recomendo a leitura, pois é um ótimo complemento ao que estamos abordando aqui. Listei a Google Play, pois ela é a loja padrão instalada no Android, mas não a única, então, saiba que existe outras grandes concorrentes. O mercado de games para Android tem crescido muito, e existe uma projeção de crescer ainda mais.

Publicar jogos na Google Play é um processo tranquilo e o custo de entrada é único por toda a vida, diferente da App Store. Uma vez o game publicado, há várias formas de monetiza-lo, como vender itens, anúncios e até mesmo vender uma cópia do jogo.

App Store

App Store games

Amadas por uns e odiada pelos desenvolvedores, essa é a loja padrão para os hardwares da Apple. Diferente da Google Play, ter um game publicado aqui é muito caro, como ter que pagar todo ano para renovar a conta e precisar de um computador com o Mac instalado para poder compilar o jogo, além de é claro, uma barreira burocrática.

Conclusão

Como vimos até aqui, existem diferentes opções de lojas para publicar nosso game, e cabe ao time de desenvolvimento, analisar cuidadosamente cada uma delas e incluir o custo final de cada venda. Mais uma vez falando, o processo de planejamento de um game, incluir a decisão de como e onde o game será lançado, sendo assim, faça esse planejamento cuidadosamente, já que o sucesso do seu game e do estúdio depende de boas vendas.

Por hora é isso, nos vemos na próxima.


lojas games publicar jogos jogos pc jogos console como publicar jogos como publicar meu game criar jogos criação de games game dev game maker games pc game mobile games console

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários