Domínio é o nome de um site na Internet, esse nome pode conter o sufixo como .com, .com.br, entre muitas outras possibilidades. No passado os sufixos de domínio eram bem limitados, porém, atualmente é possível registrar de diferentes formas.
Existem no mercado diferentes empresas que oferecem o mesmo serviço a diferentes preços, o que muda é apenas o painel que o administrador do site irá utilizar uma única vez para fazer os apontamentos de DNS para uma hospedagem ou servidor VPS.
Antes da gente prosseguir com o passo a passo para o registro de domínio no site do registro.br, vamos entender brevemente o que é um servidor DNS e como ocorre a tradução de um nome de domínio para um endereço IP.
Quando o usuário acessa em seu navegador um determinado site como google.com, o navegador envia esse nome de domínio para um supercomputador que é chamado de DNS. Esse computador procura qual o endereço IP associado a esse nome e devolve essa informação como resposta.
Uma vez que o navegador tenha o endereço IP na qual o usuário quer obter informações de um serviço, é feito a requisição e esse servidor, que por sua vez, retorna os dados requeridos.
Para registrar um novo domínio, a primeira coisa que temos que fazer é acessar o site do registro.br.
Na home do site, digite o domínio pretendido no campo “pesquisar domínio”, em seguida, pressione enter.
Na tela seguinte, informe o CPF ou CNPJ do titular da conta. Clique no botão Continuar após preencher as informações para prosseguir.
Note que se você já tiver uma conta, será solicitado para inserir a sua senha. Caso não tenha, apenas ignore essa parte.
Nessa nova etapa você deverá preencher todos os campos corretamente. Essas informações são públicas e qualquer pessoa poderá consultá-las a qualquer momento. Caso não deseje inserir seu endereço, pode usar de algum parente ou casa de férias, mas tem que ser um endereço válido para o recebimento de correspondência.
Assim que preencher todos os campos, role o scroll para baixo de tal forma que você possa ler o contrato.
Quando finalizar, marque a caixa de seleção indicando que você leu e está de acordo com os termos de uso. Por fim, clique no botão Registrar.
Após esse processo você receberá alguns e-mails, o primeiro é para validar a sua conta. Uma vez que a sua conta esteja validada, um segundo e-mail com instruções de cobrança será enviado.
Ao pagar o boleto via Pix ou cartão de crédito, o pagamento é aprovado quase que de forma instantânea.
Uma vez que tenha definido e registrado um nome, não será possível alterá-lo.
Caso não seja renovado o registro dentro do período de expiração, outras pessoas poderão comprar o domínio e não há nada que você possa fazer.
Verifique no registro de marcas e patentes se o nome pretendido possui alguma patente, em caso positivo, recomendamos escolher outro nome.
Após registrar um domínio, o tempo de propagação pode chegar até 72 horas. Propagação é o tempo que leva para que seu domínio seja cadastrado em todos os servidores DNS globalmente.
Você pode usar o serviço DNS Checker para validar a propagação do seu DNS.
É possível saber quando um domínio vai expirar bem como ter acesso aos dados de quem fez o registro. Para obter essas informações, basta utilizar um serviço chamado de WHOIS, como o disponibilizado pelo registro.br.
O modelo de WHOIS é considerado ultrapassado e tem muitas críticas de especialistas, tanto pelo protocolo utilizado quanto por expor dados do contratante. Existem empresas que oferecem serviços de intermediador, assim os dados são de uma empresa e não os do contratante.
Existem empresas que fazem o registro de domínio .br, porém apenas o registro.br é o fornecedor desse tipo de domínio. Para ter um preço justo e confiável, sempre que for registrar um domínio .br, utilize o registro .br.
É possível registrar domínio .gov, .ong, .org, entre outros, em alguns casos uma série de documentos poderão ser solicitados.