NodeJs é um software gratuito, de código fonte aberto, criado com base no interpretador V8 do Google, que é responsável pela execução do Javascript. Com essa linguagem é possível programar em Javascript no lado do servidor, ou seja, escrevemos código JS e o servidor consegue interpretá-lo.
Por se tratar de uma stack em Javascript, é possível utilizar o gerenciador de pacotes NPM para a instalação de conteúdos adicionais e até mesmo automatizar processos. Tanto o NodeJS quanto o NPM trabalham com Javascript, criando assim uma dupla inseparável.
Vamos pular toda parte introdutória sobre a história do NodeJs, mas você poderá consultar ao término desse artigo um material de referência.
Vamos precisar instalar tanto o NodeJs quanto o NPM, ambas as ferramentas serão utilizadas para o nosso desenvolvimento das nossas aplicações. Atualmente ao instalar o NodeJs o NPM também será instalado.
Acesse a página do NodeJs e baixe a última versão disponível, para isso, clique no botão referente a versão desejada. O processo de instalação é bem simples e segue conforme os demais programas de desenvolvimento que conhecemos, mas caso você tenha alguma dúvida, pode consultar nosso artigo de React na seção Instalando o Node.js.
Após a instalação, abra seu terminal de linha de comando e insira os comandos abaixo.
Para verificar a versão do Node.Js.
node -v
Para verificar a versão do NPM.
npm -v
Se o resultado final foi parecido com o da imagem abaixo, então tudo está funcionando corretamente.
Agora que temos os software necessários instalados, crie uma pasta no seu computador. Dentro dela, crie um arquivo chamado index.js e insira o código abaixo.
console.log('Hello World')
Até aqui, criamos apenas um arquivo e colocamos um comando para exibir uma mensagem no console da nossa aplicação.
Agora para rodar esse script, o processo é bem simples, dentro da pasta que você criou, abra o seu terminal de linha de comando e digite o código abaixo.
node index.js
Com o comando acima, basicamente indicamos para o Node qual arquivo ele deve ler e após isso, o terminal é liberado novamente. Veremos a mensagem Hello World impressa no terminal.
Com o Nodemon é possível reiniciar o Node toda vez que uma mudança acontecer dentro do nosso diretório. Como vimos no exemplo acima, precisamos rodar o comando toda vez que a gente quiser executar algo, sendo que isso é improdutivo e ao mesmo tempo desmotivador.
Vamos utilizar o npm para fazer a instalação global, ou seja, podemos utilizar o Nodemon de qualquer lugar do nosso computador. Tudo o que é preciso fazer, é executar o comando abaixo para que o npm faça o trabalho pesado por nós, mas vale lembrar que o processo pode ser demorado caso a sua internet esteja lenta.
npm install nodemon -g
Ao invés de usar o comando Node + nome do script, vamos utilizar o comando Nodemon. Como nosso arquivo tem a extensão .js, não precisamos incluí-lo, ficando conforme mostra o comando a seguir.
nodemon index
Toda alteração que a gente fizer no nosso código, automaticamente o Nodemon vai reiniciar o Node por nós, tornando o processo mais fluido e produtivo. Vamos inserir o comando abaixo no script já existente e ver o resultado sendo impresso no console.
console.table(['maça', 'banana']);
Pode parecer pouco o que estudamos aqui, porém, fizemos a instalação e validação das principais ferramentas de trabalho. O NodeJs é uma ferramenta incrível, existem muitas coisas que vamos ver nos próximos artigos, como montar um servidor web e configurar o Express.
Espero que tenha gostado, deixe nos comentários suas sugestões de novos conteúdos.
História do NodeJS: https://pt.wikipedia.org/wiki/Node.js