Acessando os arquivos de configurações do Laravel

Utilizando uma função do próprio framework conseguimos acessar qualquer valor de qualquer arquivo de configuração.

Já abordamos aqui como acessar os valores do arquivo de configuração.env, porém, dessa vez a gente vai ver como acessar os valores do arquivos de configurações do Laravel.

Se você já deu uma fuçada na estrutura de pastas, encontrou no diretório config/ vários arquivos contendo um array associativo com várias chaves e valores, não é mesmo? Note que cada arquivo armazena as configurações que é de sua responsabilidade, inclusive, alguns deles como o app.php, faz alguns apontamentos para o arquivo de configuração .env.

Podemos criar nossos próprios arquivos de configurações e é isso que nós vamos fazer aqui, mas atente-se para não criar um arquivo com várias responsabilidades, por exemplo, se você tem que fazer uma integração com AWS, então crie um arquivo para conter apenas essas informações.

Criando um novo arquivo de configurações

Dentro da pasta config/, crie um arquivo chamado de teste.php. Nesse arquivo crie um array associativo com a chave chamada “my_key” e seu valor como “my Value”. Veja o exemplo no código abaixo.

<?php

return [
    'my_key' => 'My value'
];

Agora temos nosso próprio arquivo customizado com as nossas próprias configurações. Vale lembrar que acima criamos um item apenas para exemplificar, ele não faz parte de nenhuma configuração do framework.

Acessando as configurações

Para acessar os arquivos de configuração é bem simples, basta usar a função config, passando como parâmetro o nome do arquivo seguido do nome da chave. Mas atenção, após informar o nome do arquivo, utilize um . (ponto), indicando que antes dele é o arquivo e depois a chave, conforme os dois exemplos abaixo.

$myValue = config('teste.my_key'); //Acessa nossa chave customizada do arquivo teste.php
dd($myValue); //Imprime o valor na tela

$myValue = config('app.env'); //Acessa a chave de ambiente do arquivo app.php
dd($myValue); //Imprime o valor na tela

Simples, não é mesmo?

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário