Antes de iniciar a indicação de vídeos sequências para fazer as animações dos personagens, quero deixar uma breve introdução sobre o processo de animação e como elas são feitas, pois mais adiante, você entenderá qual tecnologia e recurso deve utilizar caso queria fazer animações personalizadas para seus personagens.
Em grandes produções, como The Last of Us, Resident Evil, Tomb Raider, entre muitos outros, é necessário atores reais para fazer a gravação das capturas de movimento, conhecido tecnicamente por Mocap ou Motion Capture. As câmeras padrão dos grandes estúdios são da Optitrack, caras, porém extremamente precisas.
Para entender um pouco melhor como essas gravações são feitas, convido você a assistir o Making Of de Resident Evil 3.
Okay, entendemos até aqui que para fazer as animações de personagens, é necessário uma pessoa real, um espaço grande, câmeras caras, além de outros equipamentos. Não dependemos completamente de tudo isso, podemos fazer essas animações em softwares 3D, como o Blender, movendo e ajustando os bones manualmente através da linha do tempo, ou utilizando softwares como Cascadeur.
Existem opções mais baratas no mercado, onde podemos utilizar câmeras de alta resolução, sensor do Playstation 3, Kinect Xbox e outros hardwares. Existe plugins para o Blender, por exemplo, que recebe as imagens dos equipamentos e transfere para os bones, fazendo toda a captura de movimento.
O processo de fazer as gravações, não é simplesmente iniciar a gravação, fazer os movimentos, parar a gravação, exportar e usar. Em 100% das vezes, precisamos fazer vários ajustes nos arquivos, fazendo cortes e ajustando bones irregulares.
Usando o BVHacker, conseguimos visualizar as animações capturadas, além de ter a liberdade para realizar diversos ajustes, como transições e recortes.
A empresa IpiSoft possui ótimos softwares com tecnologias baratas, na qual podemos usar hardwares fáceis de encontrar no mercado para fazer as gravações. Você pode ver um processo de captura com o Ipi Recorder, no vídeo abaixo.
Bom, até aqui você pode entender melhor o processo de como as animações que vamos usar logo mais podem ter sido produzidas. Só mais uma informação adicional antes de encerras esse assunto, podemos usar Cinemática Inversa, conhecida como IK (Inverse Kinematics) , para fazer ajustes durante a runtime e modificar o comportamento das animações gravadas.
O exemplo mais simples sobre o uso da IK, é quando o personagem está correndo e passa a mão na parede, basicamente interrompemos a movimentação do braços e forçamos o personagem a tocar a palma da mão uma superfície.
Para esses vídeos, utilizamos o software Mixamo Fuse, para criar facilmente os personagens sem a necessidade de esculpir e texturizar. Já para as animações, utilizamos um serviço online chamado de Mixamo, também da Mixamo, que foi adquirida pela Adobe.
Por hora é isso, eu vou ficar por aqui, espero que tenha gostado e que também tenha conseguido a dar vida aos seus personagens.