Exportar modelos 3D do Blender para a Unity corretamente

Gunnar CorreaGunnar Correa24/03/2021 às 18:27:31 - 218 acessos

Uma série de validações pode garantir uma importação mais segura e sem transtornos para a game engine.


Para quem trabalha com o Blender ou com a Unity, sabe que o tempo todo o desenvolvedor está importando e exportando recursos, e que na maioria da vezes, esses materiais vão compor um produto final que é comercializado.

Acontece que sempre que um modelo 3D é exportado sem os devidos tratamentos, o profissional que vai fazer o uso do mesmo na Unity pode ter problemas, e assim, aumentar o tempo de trabalho e até mesmo a qualidade final do produto.

Vamos ver aqui como fazer alguns ajustes, e para isso, assista a nossa videoaula abaixo.

Ajustes de normais no Blender

Na geometria, uma normal é uma direção ou linha perpendicular a algo, geralmente um triângulo ou superfície, mas também pode ser relativo a uma linha, uma linha tangente a um ponto em uma curva ou um plano tangente a um ponto em uma superfície. Fonte: reprodução do Blender

Okay, a frase acima ficou um pouco difícil de entender? Não tem problema, a gente explica de forma prática dentro do Blender.

Basicamente uma face, vértice ou aresta sempre tem que apontar para um lado, então para ficar ainda mais fácil de entender, vamos pegar como exemplo as faces. Toda face aponta para uma direção, tento dois lado, mas o lado que está apontado para frente ou para o usuário, podemos dizer que é o lado verdadeiro, pois é ele quem será renderizado.

Direção das normais representadas por linhas azuis.
Imagem 1: Direção das normais representadas por linhas azuis.

Alguns softwares como a Unity e o Substance Painter, por exemplo, ignoram o lado contrário, deixando de renderiza-lo, assim o tornando invisível. É de extrema importância que as normais estejam sempre apontadas para o lado que o usuário está olhando, do contrário, teremos um resultado não esperado.

Uma informação útil para a gente finalizar esse assunto, é que dependendo do shader utilizado, os dois lados da face são renderizados, normalmente são chamados de Shader two-side, Shader Double-side ou Shader Both Side. 

A gente já escreveu um artigo bem bacana de como trabalhar com as normais, que no caso é Orientações das normais no Blender.

Bem, por hora é isso, até a próxima.



unity blender importar unity exportar blender ajuste de normais blender ajuste de eixos blender aprenda unity como criar jogos programação de jogos unity 3d para iniciantes importar modelos na unity exportar modelos blender blender export

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Fórum

Ficou com alguma dúvida? utilize nosso fórum de perguntas e respostas, lá nossa comunidade poderá te ajudar.

https://forum.satellasoft.com