No último dia 23, a Unity Technologies fez o anúncio oficial da mais nova versão da Unity 3D, a Unity 2020.1, porém, a recomendação é continuar usando a versão 2019LTS para projetos reais. As versões novas que não são LTS, não devem ser utilizadas em projetos reais, pois elas podem apresentar bugs, erros e comprometer o seu projeto, além de que, o suporte é inexistente, então, independente da ferramenta, utilize apenas versões LTS (Long-term Suport).
Bolt
Entre as maiores novidades, com certeza a que se destaca, é a confirmação do asset Bolt, inclusive, a sua disponibilização gratuita na loja. Para quem não conhece, Bolt é um pacote utilizado para criar jogos, animações...sem a necessidade de programação, em outras palavras, é o famoso Visual Script, bastando arrastar alguns nodes e você já tem mecânicas prontas e funcionando.
Vale lembrar que esse recurso não é exclusividade da Unity, a Unreal, Cry e Godot Engine já tinha essas funcionalidades nativas há anos.
Fonte: Imagem oficial da Asset Store
Package Manager
Após ouvir muito a comunidade, finalmente o Package Manager ganhou um pouco mais de atenção, trazendo atualizações no ícones, textos, UI e um layout aprimorado. Para quem se recorda como era usar a Unity antes dessa maravilhosa ferramenta, sabe o quão sombrio eram nossas vidas e agora tudo está muito mais fácil e simplificado.
Outras melhorias foram:
- Editor e fluxo de trabalho para equipes;
- Ferramentas de desenvolvimento;
- Ferramentas de desenvolvimento 2D;
- Gráficos, controle de qualidade e câmera.
Você pode acessar a página do blog para conferir todas as novidades ou assistir o vídeo de apresentação abaixo.
Por hora é isso.