Unity Shader Graph: usando o node Boolean

Gunnar CorreaGunnar Correa23/08/2020 às 23:49:40 - 208 acessos

Combinando o node Boolean com o node Branch, podemos criar condições para o Shader.


Hoje venho com mais uma dica bem simples, porém, de extrema importância para quem está desenvolvendo os seus Shaders no editor Shader Graph da Unity.

Em vários momentos, precisamos de uma condição para que um node seja de fato, executado ou faça parte de uma conexão, e para isso, devemos usar a propriedade Boolean, pois ela será visível e ajustável no Inspector.

Para criar a condição do que deve ou não passar pelo “switch”, devemos usar o node Branch. Seguindo a documentação, temos algumas informações, que estão resumidas na tabela abaixo.

NomeDireçãoTipoDescrição
PredicateEntradaBoleanoDetermina qual condição será executada
TrueEntradaValor dinâmicoRetorna o predicado se for verdadeiro
FalseEntradaValor dinâmicoRetorna o predicado se for falso
OutSaídaBoleanoValor de saída

Para entender um pouco melhor, vamos analisar o exemplo abaixo, veja que temos o node boolean chamado de _emission, ele está ligado ao node Branch, na entrada Predicate. Ainda no node Branch, temos mais duas entradas, que são true, ligado ao node Color (laranja) e outro node Color (rosa) ligado a entrada false. Por fim, temos a saída Out, ligado ao node Preview, apenas para exemplificação.

Em resumo, as ligações abaixo define que se o valor de _emission for true, então a cor a ser utilizada deve ser laranja, senão, deve ser rosa. Esse é um exemplo hipotético, mas pode ser utilizado para habilitar ou não efeitos e transições durante a execução do shader.

Unity Shader Graph - Node Boolean e BranchPor hora é isso, a ideia era trazer essa rápida dica.
A gente se vê em breve.



unity 3d unity shader graph shader graph nodes criando shader na unity unity shader unity node boolean shader graph boolean shader graph branch node branch

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários