Wick Editor: Curso completo gratuito em português

Editor gratuito e open-source para edição e desenvolvimento de animações 2D.

 Escrevendo testes automatizados com PHPUnit

Nós da Satellsoft preparamos um curso gratuito, ensinando os processos básicos para manuseio e animações com o Wick Editor. Todas as nossas videoaulas estão no Youtube organizadas por seus respectivos assuntos.

O que é o Wick Editor?

Se trata de um editor de animações gratuito e open-souce, criado por Zach Rispoli e Luca Damasco. O editor vem para bater de frente com a tecnologia Flash/Animate da Adobe, sendo uma ameaça promissora, visto que se assemelha muito ao software proprietário e funciona tão bem quanto.

Na atual data de escrita desse artigo, o Wick Editor encontra-se em beta, porém logo veremos uma versão final. Mesmo estando em versão de testes, é possível utiliza-lo e gerar ótimas animações.

Com o Wick Editor, podemos criar animações usando a Timeline e scripts com a linguagem Javascript. Podemos também criar animações interativas, como botões que ao ser clicado reproduz um áudio ou animação.

Site oficial: https://www.wickeditor.com/#/.

Download e Instalação

Podemos fazer uso da ferramenta através de seu editor web ou através de um instalador, que pode ser baixado nas seguintes plataformas:

  • Linux;
  • MacOS;
  • Windows;
  • Android;
  • IOs.

Página oficial de download: https://www.wickeditor.com/#/download/

Espaço de trabalho Wick Editor

Assim como todo bom software, a organização é o que define o quão fácil será entender e utilizar a sua interface, e no Wick Editor, a abas são muito bem definidas.
Vemos em áreas colorias na imagem a seguir algumas das principais janelas do software.

  1. Brush, pincel, texto, cores e demais ferramentas;
  2. Opção para deletar, copiar, colar, avançar, voltar e transformação;
  3. Menu para criar novo projeto, abrir, salvar, exportar e configurações;
  4. Aba para gerenciar configurações de componentes;
  5. Nessa aba podemos importar e visualizar todos os recursos do projeto;
  6. Timeline, nela gerenciamos o tempo de transição das nossas animações;
  7. Ferramentas de zoom, visualizar o quadro anterior/próximo e reproduzir/parar animação;
  8. Canva, aqui é onde colocamos e modificamos nossas animações.

Scripts utilizados no Curso

A seguir estará listado e comentado cada script que utilizamos no editor durante as aulas.

stop() //Encerra a execução da timeline no ponto que o script é encontrado.

gotoAndPlay(quadro) //Reproduz a animação no quadro especificado.

clipe.gotoAndPlay(quadro) //Acessa o clip e reproduz a animação no quadro especificado.

gotoAndStop(quadro) //Coloca o ponteiro no quadro informado e não reproduz a animação.

Download dos recursos

Clique aqui para fazer o download dos recursos utilizados nas aulas.

O conteúdo está em arquivo .zip contendo imagens e arquivos de áudios, todos são utilizados durante as aulas.

Aulas do curso de Wick Editor

Link para a nossa Playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLuJ48A-nezodZk5E1Oea0j2AYy8WnDGMr.