Um registro de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) é uma entrada de dados em um servidor DNS que mapeia um nome de domínio legível para seres humanos em um endereço IP numérico correspondente. Ele ajuda a traduzir um nome de domínio em um endereço IP que o computador possa entender e, assim, permite que o tráfego da Internet seja direcionado para o destino correto.
Um registro de domínio garante apenas o seu nome na internet e não a hospedagem ou publicação dos arquivos do seu site. Em outras palavras, é necessário que seu domínio aponte para uma hospedagem, que por sua vez, contém os arquivos do seu site.
A gente já escreveu alguns artigos sobre esse mesmo tema, recomendamos que você confira caso surja alguma dúvida.
Em ordem cronológica, primeiramente precisamos adicionar nosso domínio nas configurações da nossa VPS, após esse processo será gerado alguns endereços que precisam ser inseridos no painel do Registro.br.
Note que se você utiliza outra plataforma de registro de domínio, o processo é o mesmo, o que vai mudar é onde e como a empresa inseriu os campos para cadastro dos endereços de domínio.
Uma vez que você esteja logado e tenha acesso ao painel da AWS Lightsail, clique no link Domínios e DNS. Por fim, clique em Criar Zona de DNS.
Agora marque a opção “Usar um domínio de outro registrador”, em seguida, informe o domínio no campo em destaque. Não abrevie nem use caracteres diferentes do que foi registrado.
Por fim, clique no botão Criar Zona de DNS.
Agora vamos para a parte final das configurações na AWS Lightsail. Nessa nova tela, você verá alguns nomes de domínios, no nosso caso, são quatro nomes, como ns-1531.awsdns.org. Salve esses nomes para não precisar consultar caso a página se feche.
Agora o processo é simples e rápido, tudo o que devemos fazer é copiar os endereços de DNS que foram providos pela AWS Lightsail e inseri-los nos campos corretos dentro do Registro.br.
O primeiro passo é acessar a sua conta do Registro.br, sem seguida, clique no nome do domínio que deseja fazer os apontamentos.
Agora role a página até encontrar a seção de DNS. Clique na opção Alterar Servidores DNS.
O processo final é simples, insira os nomes dos domínios um a um na lista de campos. Você pode clicar no botão +DNS para que um novo campo surja. Quando finalizar, clique no botão Salvar Alterações.
Após fazer as alterações, pode levar algum tempo para que a propagação com as alterações ocorra, esse processo é normal. Limpar o cache do navegador ou acessar de outra rede pode ser útil para testar.
Você também pode usar o serviço do DNS Checker para validar a propagação do seu domínio.
Ainda ficou com dúvidas? Não se preocupe, preparamos uma videoaula que vai te ajudar, para assisti-la, é só dar play no vídeo abaixo.