Unity 2D: Como criar animação para uma sequência de Sprites

Unity 2D: Como criar animação para uma sequência de Sprites

A partir da ferramenta Animation e alguns ajustes no sprite, conseguimos criar uma sequência de imagens animadas.

Publicado em

Algumas assets para games são distribuídos em forma de Tilesheet, conforme já vimos no artigo que ensinamos a importar sprites para a Unity. Conseguimos separar as partes desses sprites e animar facilmente e em poucos segundos usando ferramentas nativas da Unity 3D.
 
Tudo o que precisamos, é organizar as imagens na qual queremos criar uma sequência, abrir a ferramenta Animation e aplicar as imagens desejadas. Ainda é possível controlar a velocidade da animação, podendo deixar mais rápido ou mais devagar.

Basicamente o componente Animation é utilizado para realizar animações entre quadros-chaves, com isso, podemos incluir um sprite a cada novo quadro. É importante se atentar a velocidade de execução das transições dos sprites, por padrão o valor é 60 e deixa as animações aceleradas e com um aspecto estranho.

Ainda no editor da Unity 3D, para que tenhamos animações mais fluídas e bonitas, precisamos ajustar as propriedades pixel per unit, filter e compression. Essas propriedades garantirão que nosso sprite será visível em jogo com sua resolução e tamanho original, conforme o artista desenhou para ser.

 
Caso queira se aprofundar mais sobre o uso da ferramenta Animation, recomendo que veja o artigo de Animation na Unity 3D.
 
Agora continuando sobre nosso assunto em animações 2D, confira nossa videoaula completa abaixo.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário