Algumas assets para games são distribuídos em forma de Tilesheet, conforme já vimos no artigo que ensinamos a importar sprites para a Unity. Conseguimos separar as partes desses sprites e animar facilmente e em poucos segundos usando ferramentas nativas da Unity 3D.
Tudo o que precisamos, é organizar as imagens na qual queremos criar uma sequência, abrir a ferramenta Animation e aplicar as imagens desejadas. Ainda é possível controlar a velocidade da animação, podendo deixar mais rápido ou mais devagar.
Basicamente o componente Animation é utilizado para realizar animações entre quadros-chaves, com isso, podemos incluir um sprite a cada novo quadro. É importante se atentar a velocidade de execução das transições dos sprites, por padrão o valor é 60 e deixa as animações aceleradas e com um aspecto estranho.
Ainda no editor da Unity 3D, para que tenhamos animações mais fluídas e bonitas, precisamos ajustar as propriedades pixel per unit, filter e compression. Essas propriedades garantirão que nosso sprite será visível em jogo com sua resolução e tamanho original, conforme o artista desenhou para ser.
Caso queira se aprofundar mais sobre o uso da ferramenta Animation, recomendo que veja o artigo de Animation na Unity 3D.
Agora continuando sobre nosso assunto em animações 2D, confira nossa videoaula completa abaixo.