Introdução ao ZBrush

Introdução e conceitos gerais sobre o ZBrush.

Construindo modelos arquitetônicos com Blender 3D

A computação gráfica é algo muito utilizado por estúdios de games, filmes e animações há anos, e cada vez mais vem se aprimorando e conquistando resultados surpreendentes e muito próximos á perfeição, mas nem sempre foi assim, no início eram imagens abstratas e com poucas quantidades de polígonos.

Hoje existem diversas ferramentas para modelagem 3D, tais como Blender, 3Ds Max, Maya, ZBrush, entre outros, todas muito eficientes, mas o ZBrush conseguiu seu espaço no mercado pelo seu modo de trabalho diferenciado, propondo modos mais eficazes e criativos para modelar um personagem, e garantindo detalhes esplendidos, pois ele trabalha com uma quantidade exorbitante de polígonos, fazendo com que a quantidade de detalhes seja ainda maior do que os demais, e tudo isso com bastante praticidade.

O ZBrush é uma ferramenta criada e desenvolvida pela empresa Pixologic, e é possível criar qualquer objeto no ZBrush, no entanto, ele é ainda mais eficaz em criar projetos orgânicos (humanos, humanoides, animais, monstros), pois no modo popular de dizer, ele é mais "redondinho" nos detalhes, mas não impedindo o usuário de soltar a imaginação e criar carros, robôs e casas.

Um breve exemplo de quantidade de polígonos para uma melhor visualização dos detalhes é mostrada nas imagens a seguir:

                            

POUCOS POLIGONOS                 

MUITOS POLIGONOS

Há alguns problemas que podem limitar o usuário do ZBrush, sendo eles:

• É um software pago;
• Não permite fazer animações;
• Não permite criar esqueleto para animações;
• Por ter muitos polígonos, as esculturas tornam-se um tanto pesadas, mas depende do uso.

Resumindo, o ZBrush é uma ferramenta fantástica para se trabalhar e até brincar, é fácil para aprender (até porque aprendi com vídeo-aulas no youtube).

O que é necessário para ficar bom nisso?

Algo que qualquer artista deve ter em mente é que modelar, exige paciência, pois esteja preparado para errar, passar horas a fio modelando algo complexo, e tenha um senso de observação aguçado, lógico que isso você pode adquirir com o tempo, até porque, até hoje não sou muito bom nisso, confesso. Mas caia de cara, se arrisque, faça coisas simples primeiro, para pegar os macetes de como usar, e te garanto que você consegue dominar o software rapidinho, e é gratificante fazer isso.

A próxima postagem será sobre como iniciar no zbrush, pretendo fazer pelo menos uma postagem semanal, pois infelizmente meu tempo é curto.

Agradeço a todos que leram essa matéria, e qualquer dúvida, deixa um comentário que eu respondo quando puder.

Obrigado!