Blender como usar Matcaps

Matcaps são materiais padrões existentes nativamente no Blender.

Construindo modelos arquitetônicos com Blender 3D

Hoje venho com mais uma dica rápida, como você já deve ter visto no título do artigo, aqui vamos trabalhar com Matcaps.

Esse recurso é nativo nas versões 2.8X, mas nem sempre foi assim, então, certifique-se de que você está usando uma versão nova e atualizada do Blender para acompanhar a dica.

Matcaps são materiais padrão que podem ser utilizados no módulo de visualização Solid, que impacta diretamente em todos os modelos da tela. Esse recurso, nos permite ter uma visão geral de alguns materiais que podemos aplicar em nossos materiais individuais posteriormente.

Para ativar o Matcap, clique na setinha apontando para baixo, na seção Shading, em seguida, marque a opção Matcap. Feito isso, você poderá clicar no material padrão que é exibido no box, e assim, uma nova janela vai se abrir com uma seleção ampla de novos materiais.

Se você habilitou corretamente, então todos os materiais da sua cena, vão estar em uma cor padrão. Não se preocupe, esses materiais não serão visíveis no modo de renderização nem irá sobrescrever os materiais já aplicados.

Por hora é isso, nos vemos em breve.